Como saber se a cicatrização está indo bem?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido ... Ela é marcada pela formação da cicatriz, inclusive, é nessa fase que é possível verificar qual tipo de cicatriz vai ficar.

Pode levar até 1 ano para o corpo concluir uma cicatrização, desde o momento da ferida até a sua fase de total maturação. O tempo para cicatrizar uma ferida aberta leva em consideração a profundidade do corte, a quantidade de camadas que sofreram lesão e o próprio tempo biológico de cada paciente.

A cicatrização após cirurgias funciona da mesma forma, mesmo que o rompimento da pele seja proposital e premeditado. Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele. Dessa forma, acaba passando despercebida (ou quase).

Um copo de leite é o ideal para acelerar o processo de cura. Amora, framboesa, morango e mirtilo são alimentos ricos em flavonoides. Esses antioxidantes naturais atuam na proteção da parede dos vasos sanguíneos, além de combater o processo de inflamação da cútis.

As cicatrizes hipertróficas são causadas em resposta a lesões na pele, podendo ser de origem traumática ou cirúrgica, aparecendo quando há tensão na região da cicatriz, demora para o fechamento da lesão e infecção na ferida. Elas são causa da superprodução de colágeno.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Como acelerar a regeneração da pele?

  1. Tenha boas noites de sono. Quem nunca ouviu falar em “sono da beleza”? ...
  2. Alimentar-se bem. Assim como dormir, ter uma alimentação saudável é fundamental para conquistar uma pele hidratada e macia. ...
  3. Manter uma rotina de skincare. ...
  4. Utilizar produtos que ajudam a regeneração celular.

Fase de maturação
É a de maior importância clínica, no processo de cicatrização, pois é quando a ferida recebe maior suporte. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.

3 – Fase de reparo:
É a última fase do processo e que pode durar meses. A densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando na remodelação do tecido cicatricial (formado na fase anterior). As fibras são realinhadas para aumentar a resistência do tecido e melhorar o aspecto da cicatriz.

Fase de reparo
A fase de maturação tem início no 21° dia e é a última do processo de cicatrização. Durante esse estágio, a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem. Então, começa o processo de formação das fibras colágenas.

Fase de reparo
A última fase da cicatrização pode durar meses e acontece quando a cicatriz muda de tom (passando de vermelho para um rosa mais claro). Na fase de reparo a densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando na remodelação do tecido cicatricial.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Quais cuidados tomar no período pós-cirúrgico? Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. . Pós-operatório imediato - Compreende as primeiras 12 ou 24 horas após o término da cirurgia. Sua real duração depende do porte ou gravidade da cirurgia e do estado em que se encontra o paciente ao seu término.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

A massagem da sua cicatriz é muito importante. Ativa a circulação sanguínea, previne as aderências, promove a elasticidade da pele e ajuda a reduzir as marcas residuais.