Como saber se a cicatrização do piercing está boa?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Um dos clássicos sinais de que o piercing está cicatrizando quando a pele ao redor da perfuração está inteiramente sem marcas ou texturas. Esse sinal demonstra que a perfuração foi bem sucedida e que a pele se recuperou em sua totalidade.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas. Esse processo acontece por um processo de erradicar qualquer microrganismo ou corpo estranho do corpo, e nos primeiros dias, a joia do piercing é vista como ameaça.

A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias.

As joias começam a ficar penduradas de forma diferente. A pele entre os orifícios de entrada e saída é escamosa, descascada, vermelha, inflamada, calejada ou de aparência dura. Você pode ver as joias através da pele.

Inchaço. Se você perceber que o seu nariz ou a área do furo está inchada, pode significar que o seu piercing está infeccionado.

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

A dor original do piercing deve passar dentro de mais ou menos dois dias, no mesmo momento que o inchaço começar a diminuir. É normal que essa dor provoque ardência, queimação ou sensibilidade. Se ela durar mais do que dois dias ou se piorar, pode ser um sinal de infecção.

"A maioria das causas de intercorrências está relacionada a falta de cuidados pós-procedimento do cliente ou por uma técnica inadequada do profissional executante. Exemplo disso é o granuloma, o primeiro alerta de que a cicatrização do seu piercing ou brinco não vai bem.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias.

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.

A pele de textura mais rígida, conhecida como casquinha, é uma mistura de fibrina, plaquetas e sangue. É importante evitar passar os dedos ou retirá-la, tendo em vista que ela garante que a pele se renove completamente.

Também é importante que se evite dormir sobre a área que foi perfurada e que, em caso de sinais de uma possível infecção – como dores e inchaço por um período prolongado e presença de pus – o atendimento médico seja procurado imediatamente.

Não girar o piercing até cicatrizar.
É exatamente o mesmo que termos uma ferida na pele e estarmos a mexer na pele constantemente. A zona acaba por não cicatrizar ou demora muito mais tempo a cicatrizar, podendo ainda infectar.

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

Precisa procurar um dentista ou médico para a indicação de anti-inflamatórios e até antibióticos. É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional.