Como saber se a chapinha tá queimada?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Se seus fios ficam opacos, sem brilho e ásperos depois de usar a chapinha, há grandes chances de estarem queimados. Se seus fios ficam opacos, sem brilho e ásperos depois de usar a chapinha, há grandes chances de estarem queimados.

Além do risco de queimaduras, a chapinha também exige atenção porque, se usada sem os cuidados necessários, pode danificar os fios de cabelo. A orientação neste caso é usar a chapinha sempre com o cabelo limpo e seco, com o aparelho a uma temperatura máxima de 180ºC.

O chiado ocorre quando a chapa alisadora libera milhões de íons de ambos os lados da chapa alisadora. Esses íons proporcionam cabelos lisos, macios e brilhantes. Um cheiro estranho também pode ocorrer. No entanto, isso não é nada para se preocupar e o uso é seguro.

Passar a chapinha várias vezes na mesma mecha
Para alisar o cabelo, é necessário passar 3 ou 4 vezes a chapinha nos fios.

Não importa se os cabelos estão molhados ou levemente úmidos, se a prancha entrar em contato com a mecha e soltar vapor, significa que o aparelho está prejudicando a saúde dos fios. Isso acontece porque a chapinha literalmente frita os cabelos e transforma a água presente nas madeixas em fumaça.

Portanto, procure usar a prancha somente nos dias de lavagem, no máximo três vezes por semana. Assim, você também irá higienizar menos os fios, já que passar a chapinha nas madeixas sem lavar ajuda dar um aspecto pesado, sem brilho e movimento, intensificando a aparência de cabelo sujo.

"Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica.

A chapinha pode fritar os cabelos úmidos
Com isso, você pode ficar com cabelos ressecados, quebradiços, fios frágeis, opacos e danificados. Então, sempre use a chapinha com os cabelos secos para evitar problemas maiores.

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

Essa prática estraga, frita, quebra e queima o cabelo. O mesmo conselho serve para os óleos, só passar depois da chapinha, para dar aquele aspecto de cabelo natural. O óleo pode fritar o fio do cabelo quando passar a chapinha – lembra.

Se você está procurando uma chapinha que mantenha a temperatura estável para você alisar ou modelar o cabelo com tranquilidade, pode apostar na prancha de titânio. Elas são condutoras de calor e emitem íons negativos, que selam as cutículas do cabelo, fixam os nutrientes e reduzem o frizz.

Uma boa olhada geral pela prancha deve ser feita para verificar se não há manchas pela prancha. Outra dica é: Pega a prancha no Braço e sente o peso dela, se ela estiver muito pesada já não é um bom sinal. É importante perguntar se a prancha já teve algum conserto.

Tem tempo certo para a prancha? O tempo de duração do movimento varia de acordo com o nível de cada praticante. “Para os que estão começando é interessante que tentem se manter entre 20 a 30 segundos e aos poucos podem ir evoluindo para um tempo mais avançado, como dois minutos”, orienta Carvalho.

A posição correta da prancha exige que as costas alinhadas estejam alinhadas com a cabeça, que a cabeça esteja baixa e o peso seja distribuído nos ombros e cotovelos, como na foto acima. Repare ainda nas palmas das mãos viradas para cima.

A temperatura, que varia de 50 a 160 graus dependendo do modelo, provoca alterações físicas e químicas na estrutura capilar. “O calor desidrata, amolece e alonga temporariamente as células mortas e solidificadas de queratina, proteína que compõe o cabelo”, afirma a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo.

Hidratar o cabelo ajuda a mantê-los mais lisos
Isso acontece porque a máscara fecha as cutículas, fazendo com que os fibras fiquem mais alinhadas. Então já sabe, né? Dê aquela caprichada no tratamento na hora da lavagem e aumente a duração da chapinha.