Como saber se a cerveja tá choca?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que faz a cerveja ficar choca?

  1. Quando a sua cerveja não está com o sabor e aroma que você está acostumado, isso pode indicar que ela está choca. ...
  2. Basicamente, a cerveja fica choca quando perde gás carbônico. ...
  3. Depende.

A validade da cerveja é calculada sob o critério do que se chama ” shelf life“, ou seja, o tempo de vida útil dela em prateleira, sendo contado a partir da data de produção da bebida. Mas, na maioria das vezes esse tempo de vida útil é convencionado pela legislação como sendo 12 meses.

Depois disso, começa a etapa da fermentação, que pode durar entre 5 e 10 dias para as cervejas tipo Ale, ou até mais de 10 dias para as cervejas tipo Lager. O processo de fermentação ocorre sempre em uma temperatura entre 10ºC e 21ºC, dependendo do tipo de cerveja sendo produzido.

Todas as formas de descongelar rapidamente, vão fazer com que a sua bebida fique choca, ou seja, sem gás. A maneira mais garantida de manter um pouco do sabor, gás e aroma é fazer com que ela descongele devagar. Deixar ela na geladeira ou então em um recipiente com água pode ajudar bastante.

Cervejas, principalmente as importadas, não suportam extremos de temperatura. Portanto, resfriar e depois voltar à temperatura lentamente (como no seu caso) não estraga a cerveja.

A água congela primeiro, logo a bebida é descomposta. Mesmo descongelando, os ingredientes não voltam a se misturar da maneira ideal. Um só congelamento já é suficiente para estragar e fazer a cerveja perder o sabor.

Após abrir uma garrafa de cerveja, é essencial o seu consumo imediato e, em casos de não consumir o conteúdo por inteiro, não inventar de colocar novamente a tampa e armazenar o que sobrou. A carbonatação da cerveja irá evaporar após a abertura da garrafa e, essa situação fará com que a bebida perca o seu sabor.

A composição determina o prazo de validade da cerveja
Normalmente, a cerveja ainda está apta para o consumo e com as características sensoriais preservadas até 4 meses após o envase. Depois desse período, ainda continua sendo seguro consumir, mas sua qualidade sensorial pode começar a decair.

quando o airlock do fermentador parar de borbulhar é sinal que a fermentação acabou.

De acordo com Isabella C., devemos evitar beber as cervejas Antártica, Skol, Brahma e Itaipava ou qualquer outra que possua em seus ingredientes: conservantes, estabilizantes químicos ou cereais não maltados.

Outro problema que pode ter dado a sensação aguada é o priming, pois se fez com a quantidade errada de açúcar ou houve má homogeneização do açúcar nas garrafas ou no fermentador/maturador, a refermentação pode não ocorrer satisfatoriamente (nem com 15 dias).

O agente acidificante real mais comum na cerveja é o ácido láctico, que dá um sabor azedo distinto. O ácido lático é produzido por Lactobacillus, que é uma bactéria realmente usada em muitos estilos de cerveja belga azedo.

A partir de análises bibliográficas constatamos que a cerveja congela à temperatura de –2,5°C. Quando consumida à 0°C de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor. Portanto, consideramos que a temperatura ideal para o consumo da cerveja é de 2°C.

No entanto, podemos afirmar que a melhor solução é sempre comprar suas bebidas com antecedência e deixá-las por cerca de 24 horas na geladeira. Contando com a geladeira em perfeito funcionamento, depois dessas 24 horas, certamente você contará com cervejas geladas da forma certa.

Isso ocorre porque ela recebe em sua fabricação a adição de gás carbônico (CO2), que aumenta a pressão dentro da garrafa. A pressão e as baixas temperaturas fazem com que uma quantidade maior de gás carbônico permaneça no líquido.

O gás (normalmente dióxido de carbono) existente na cerveja não se liberta quando o recipiente (lata ou garrafa) que a contém se encontra fechado, porque o seu interior se encontra a uma pressão elevada. Quando se abre o recipiente, liberta-se o gás devido ao abaixamento da pressão, formando-se a espuma.

O que acontece conosco se bebermos cerveja vencida? Dessa forma, beber cerveja vencida não é perigoso, não tem risco algum à saúde, pois cerveja não estraga como outros tipos de alimentos. Mas se você beber, estará consumindo uma bebida que terá características bem diferentes das originais.

Passo-a-passo: dê um choque térmico no cooler com água morna e depois gelada, forre ele com gelo, molhe as latinhas ou garrafas com água gelada, coloque dentro do cooler, cubra com gelo, se sobrar espaço pode colocar mais cerveja e despeje o restante do gelo. Coloque água para completar.

Devido às baixas temperaturas, o líquido no interior da garrafa vai para o estado sólido. Nesse processo, ocorre a expulsão de gás carbônico (CO2) e a água presente na cerveja se torna gelo, que possui volume maior que a água em estado líquido.