Como saber se a carta registrada foi entregue?

Perguntado por: uflores3 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Toda carta registrada pode ser rastreada pelo remetente e pelo destinatário, caso tenham o código de rastreamento concedido pelos Correios. Dessa forma, é possível saber exatamente onde a correspondência está e se já chegou ao destinatário.

Com o novo formato, você não precisa mais informar o código do objeto para descobrir onde está a sua encomenda: é só digitar a sequência do CPF ou CNPJ para ter acesso a todas as encomendas registradas em seu nome.

Utilizando o CPF ou CNPJ
Para realizar a consulta utilizando o número do CPF ou CNPJ é preciso fazer um cadastro no site dos Correios. Feito isto, ao entrar na página da empresa, basta digitar os números no campo “Acompanhe seu objeto”.

A principal maneira de acompanhar uma encomenda e saber quem a recebeu é utilizar o sistema de rastreamento de objetos dos Correios. Por meio dele é possível conseguir todas as informações. Assim, basta acessar o site. Nele é possível acompanhar desde a postagem até o momento em que o pedido foi realmente efetivado.

O AR e o comprovante eletrônico de entrega são distintos: o primeiro é um serviço pago que pode ser adicionado ao seu envio e o segundo é uma cortesia oferecida aos usuários. O AR também pode ser disponibilizado digitalmente no lugar do comprovante eletrônico de entrega ao invés de ser devolvido em sua forma física.

Informa-se, também, que é possível realizar a consulta do trâmite do AR diretamente no site dos Correios (http://www.correios.com.br), pelo menu “Rastreamento de objetos” (Figura 4). Porém, frisa-se que é necessário efetuar a troca das letras iniciais e finais do AR no momento da consulta.

Carta Registrada - Frete Grátis
A entrega no balcão da unidade postal é feita apenas ao próprio destinatário ou a qualquer pessoa por ele autorizada no campo apropriado do aviso de chegada deixado pelo carteiro. Se a entrega não for possível por outros motivos, o pedido será devolvido ao Certidão na Mão.

Você deve retirar seu pedido em até 7 dias corridos para que ele não seja devolvido. Lembre-se de seguir algumas recomendações dos Correios.

Imprimir Aviso de Recebimento (AR), serviço adicional que permite comprovar a entrega do objeto ao destinatário.

Solicitamos entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, pelos telefones 0800 7250100 ou 3003 0100, Chat ou pelo endereço https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php e registrar a sua manifestação. Agradecemos o seu contato.

Na registrada você tem como rastrear a sua carta, caso não chegue em tempo hábil, já na simples essa possibilidade não existe. Outra diferença é que na registrada você pode pedir que lhe seja entregue o aviso de recebimento, como prova de que a pessoa efetivamente recebeu.

O AR deve ser colado no verso do envelope com o endereço do remetente para fora (formulário pa- drão dos correios conforme figuras 3 e 7 do item 3.1).

Para gerar o Aviso de Recebimento (AR), serviço adicional que permite comprovar a entrega do objeto ao destinatário, clique no botão Gerar AR, logo após o preenchimento das etiquetas com os dados do remetente e destinatários.

Como usar rastreador de celular

  1. No menu de apps, acesse a opção "Configurações";
  2. Em seguida, clique em “Google”;
  3. Depois, clique em “Segurança”;
  4. Selecione a opção “Encontre meu dispositivo”;
  5. Por fim, ative a função.