Como saber se a carne moída cozida está estragada?

Perguntado por: lmaia9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

A carne estragada pode trazer riscos à saúde. Quando não são cozidas ou fritas e, portanto, não atingem a temperatura de 70 °C, micro-organismos (vírus, bactérias e protozoários) que estão presentes nas peças podem causar doenças graves.

Mas mesmo antes, é importante prestar atenção no tempo em que elas estiveram sob temperatura ambiente antes de serem resfriadas: carnes, aves, ovos, frutos do mar e outros produtos perecíveis não podem passar de duas horas fora da geladeira depois de cozidos ou comprados.

Já a carne cozida deve sofrer um resfriamento imediato, indo de 60°C a 10°C dentro do período de 2 horas. Este resfriamento rápido pode acontecer na geladeira, e, em seguida, o prato pode ir para congelamento.

4) Carne moída temperada
Refogue a carne moída com os temperos que preferir, como azeite, cebola, alho, cheiro-verde, tomate, entre outros, e espere esfriar. Coloque em potes plásticos e leve ao congelador por até 2 meses. Depois, basta deixar descongelar e utilizar em pratos.

Quando estragada, ela costuma estar pegajosa, com uma textura viscosa e um pouco escorregadia. Caso isso esteja somado à presença de manchas e um cheiro de azedo (ou de amônia), pode ter certeza que o alimento já passou do ponto.

Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída in natura tem prazo de validade de até 3 meses.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Como escolher a carne pela COR
A cor vermelha é indicativa de qualidade da carne. Por outro lado, se o corte tiver uma coloração escura e opaca, é um mau sinal. Isso indica problemas na refrigeração da gôndola ou até mesmo que a peça está há muito tempo no ponto de venda.

Durante o cozimento de carnes, legumes e outros ingredientes são liberadas toxinas não-letais que formam essa espuma com impurezas encontradas nos alimentos.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado.

Sobras de comidas
Pratos com carne duram em torno de 2 a 4 dias, assim como o frango assado e cozido, e as sopas. Os restos de comida devem ser refrigerados até duas horas após serem preparadas.

Um dos métodos mais antigos para evitar com que a carne apodreça fora da geladeira é curá-la com muito sal. O sal cria um ambiente inóspito para as bactérias e diversos microrganismos não conseguem aturar uma concentração de sal maior que 10%.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado.

A melhor forma de armazenar carnes temperadas é bem refrigeradas na geladeira. Eu gosto muito de fazer um tempero de churrasco com vinagre, alho, pimenta do reino e sal.