Como saber se a cárie é grave?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente (região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente). Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaço nas gengivas, inflamações e até sangramento na escovação.

Os estágios das cáries dentárias

  1. Fase um: Manchas brancas. ...
  2. Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  3. Fase três: Cárie da dentina. ...
  4. Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  5. Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  6. Fase seis: Perda do dente. ...
  7. Como prevenir a cárie dentária?

Diagnóstico de cárie inativa com cavitação
Quando no exame clínico observar uma lesão cavitada, mas a dentina presente estiver escura, seca, brilhante, e ao deslizar um instrumento cortante ela estiver resistente, o diagnóstico é de lesão de cárie inativa em dentina.

A cárie é um tipo de problema bucal que não se desenvolve do dia para a noite. Ela costuma demorar semanas e até meses para se estabelecer e, quando atinge a polpa do dente ou se torna um abscesso, o dano pode ser tão grande que o dente passa a ser considerado perdido.

A obturação é um procedimento similar à restauração, com o intuito de reconstruir o dente com cárie ou que sofreu perda de alguma estrutura. Para tanto, o profissional retira a parte do dente e recupera a área tratada para que ela se mantenha livre de bactérias e infecções que possam piorar o quadro.

Listamos as principais dicas para quem quer fortalecer as funções da boca e melhorar a aparência dos dentes!

  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO.

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

“Se essa lesão persistir, ela pode ultrapassar a camada do esmalte, chegando na dentina - que é a responsável pelas transmissões dolorosas. Quando não tratada neste estágio, a cárie atingirá a polpa dentária, gerando dor aguda e a necessidade de tratamento de canal”.

A cavidade rasa vai evoluindo e se torna em uma mais profunda bem próxima à polpa dental (onde se localiza os nervos e vasos sanguíneos) e a dor se torna mais intensa, pulsátil e muitas vezes espontânea. Resumindo: uma lesão cariosa simples acaba se transformando em uma cárie profunda.

Dor de dente constante
A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. Em muitos casos, as cáries atingem regiões próximas aos nervos dentais, causando um desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada ou intensa.

A dentista comenta que a intensidade da dor da cárie varia conforme a evolução do dano. Portanto, o desconforto pode ter um início de leve a moderado, até chegar em um nível excessivo, pulsante e até mesmo insuportável. “Quanto mais grave a doença, maior a dor”, afirma.

Quando o paciente é mais jovem, tem um ou outro dente a ser restaurado e possui boa higiene, opto por remover parcialmente e acompanhar o caso a cada 6 meses, com sondagens e radiografias para avaliar se houve evolução da doença ou remineralização dentinária.

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa.

Dente podre é um nome popular dado aos dentes com cárie profunda ou casos de perda óssea. A extração de dentes com cárie é a última alternativa, quando não há mais possibilidade de reparação ou concerto do dente. O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

Sim, pode ser que o tratamento para cárie precise de anestesia. Quem já fez esse procedimento em algum momento da vida sabe que o dentista usa uma broca pontiaguda para remover as cáries do dente.