Como saber se a carga elétrica é positiva ou negativa?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Eletrizado negativamente – quando a quantidade de elétrons for maior que a de prótons, ou seja, a quantidade de partículas negativas for maior que a de positivas, o corpo também terá carga elétrica negativa.

Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente. Obs.: Um corpo nunca ganha prótons, porque está localizado na parte central do núcleo do átomo.

Esse valor é positivo quando para os prótons e negativo para os elétrons, e os nêutrons são eletricamente neutros para que haja estabilidade no núcleo atômico.

Podemos calcular a carga formal de um átomo usando a equação CF = EV - [PEI - ½(EL)], em que VE = o número de elétrons de valência do átomo livre, PEI = o número de pares de elétrons isolados no átomo da molécula e EL = o número de elétrons de ligação (compartilhados) ao redor do átomo da molécula.

Direção e sentido do campo elétrico
O campo elétrico das cargas positivas sempre aponta para fora das cargas, na direção radial. Já o campo elétrico das cargas negativas aponta para dentro delas.

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

A orientação da força elétrica é a seguinte:

  1. Direção: paralela à reta imaginária que liga as cargas elétricas.
  2. Sentido: atrativo se as cargas tiverem mesmo sinal ou repulsivo se as cargas tiverem sinais opostos.
  3. Intensidade: calculada pela lei de Coulomb.

Prótons (p+)
Os prótons são partículas eletrizadas de carga positiva, as quais, junto aos nêutrons, constituem o núcleo dos átomos. Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente.

Por convenção, ficou definido que a carga do elétron seria representada matematicamente pelo sinal negativo (sendo então a carga negativa) e a do próton pelo sinal positivo (carga positiva). Com isso identificamos que: Cargas elétricas positivas se repelem.

1018 prótons (ou elétrons).

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Prótons e elétrons apresentam uma propriedade chamada carga elétrica, considerada positiva para os prótons e negativa para os elétrons. Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

* Eles possuem carga negativa porque, ao colocar um campo elétrico do lado de fora da ampola, os raios catódicos sofrem um desvio, sendo atraídos para a placa positiva. Desse modo, os raios catódicos foram denominados de elétrons e foram considerados a primeira partícula subatômica descoberta.

Quando existem em um corpo cargas elétricas positivas e negativas, ele é considerado eletricamente neutro. A carga elétrica é dada pela fórmula Q= n.e, sendo a letra “Q” o valor da carga elétrica e a letra “n” a quantidade de elétrons encontrado em um corpo.

Quando um átomo eletricamente neutro recebe elétrons, ele se torna um ânion, que é um íon com carga elétrica negativa, afinal o elétron é uma partícula com carregada negativamente.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons.