Como saber se a candidíase e fungo ou bactéria?

Perguntado por: landrade7 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os sintomas da candidíase são: dor e comichão na vulva e vagina, corrimento branco sem odor com aspeto de requeijão e ardor ao urinar. Já a vaginose bacteriana provoca odor desagradável a peixe, corrimento aguado acinzentado mas não deverá causar qualquer dor ou comichão.

O corrimento vaginal causado por fungos pode apresentar, na maioria dos casos, uma coloração esbranquiçada com aspecto de leite coalhado, mas também pode apresentar uma coloração amarelada, esverdeada ou acinzentada. Pode ser inodoro ou com presença de odor.

Diagnóstico da candidíase vaginal
Se a mulher tiver um corrimento vaginal que seja incomum ou dure mais de alguns dias ou tiver outros sintomas vaginais, ela deve consultar um médico. O médico suspeita da presença de candidíase com base nos sintomas, tais como uma secreção espessa, branca e semelhante a uma coalhada.

Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.

Tricomoníase – o protozoário Trichomonas vaginalis é o responsável pela transmissão dessa doença e provoca sintomas muito semelhantes ao da candidíase, porém algumas pessoas não apresentam sinais da infecção. A doença precisa ser tratada, pois pode evoluir para o aparecimento de infecções do trato urinário e da pelve.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.

Uma infecção genital não tratada pode se espalhar para outras áreas do corpo, como a uretra ou o trato urinário, e causar complicações mais sérias. A candidíase também pode se espalhar para o sangue e causar infecções sistêmicas, o que pode ser perigoso para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Candidíase (fungo) – provoca um corrimento esbranquiçado, leitoso. Traz muita coceira e é frequente no verão.

Quando você percebe que seu corrimento é branco e espesso e tem outros sintomas (coceira vaginal, vermelhidão e ardência na região), é possível que você esteja com candidíase.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Carnes de frango, porco e boi não são as mais recomendadas para pacientes afetadas pelo fungo Candida albicans, bem como manteiga, ovos e leite.

Procure um ginecologista, relate todos os sintomas, fale sobre seus hábitos de vida e a frequência com que a “candidíase” teima em aparecer. Todos os detalhes são importantes para o diagnóstico correto, além dos exames que o médico fará. Se precisar, estou aqui para ajudá-la.

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans.

Pode levar a problemas mais sérios como perda de peso, mal-estar, diarreia, tosse seca, falta de ar e febre, por exemplo.

A maioria dos fungos desenvolve-se como hifas que, como explicamos, são as estruturas filamentosas e cilíndricas. Seu tamanho pode variar de dois a 20 micra, até 100 micra de comprimento.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

A candidíase pode causar erupções cutâneas, escamações, coceira e inchaço. Os médicos examinam as áreas afetadas e analisam amostras da pele no microscópio ou numa cultura. Os cremes antimicóticos ou os medicamentos antimicóticos administrados por via oral geralmente curam a candidíase.

Notei um mau cheiro na vagina: pode ser candidíase ou vaginose? Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe. É comum se confundir entre essas duas condições mas mau cheiro, semelhante ao de peixe, é característico da Vaginose!