Como saber se a câmera de segurança é falsa?

Perguntado por: urodrigues8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

As luzes LED são luzes vermelhas brilhantes que são difíceis para os olhos verem, tornando-as difíceis de detectar à distância. Dessa forma, se eles não piscarem no escuro, você saberá que está olhando para um câmera de vigilância falsa.

Câmera de monitoramento IP infravermelha
Esse tipo de câmera terá pequenas luzes vermelhas ao redor dos empréstimos da câmera, que são fáceis de ver quando você está no escuro. Apague as luzes e dê uma olhada. Se as luzes estiverem visíveis, a câmera está ligada e funcionando.

Em geral, é legal usar câmeras escondidas em áreas públicas ou em propriedade privada, desde que isso seja feito com o objetivo de prevenir ou investigar crimes. No entanto, é ilegal instalar câmeras escondidas em áreas privadas, como banheiros ou quartos, sem o consentimento das pessoas presentes.

Então como encontrar uma câmera que foi perdida ou roubada? O site Stolen Camera Finder foi criado exatamente com esse objetivo. E para isso ele usa um artifício que não é nada menos do que genial: os dados EXIF que ficam guardados dentro das fotos.

Para acessar câmeras de monitoramento via celular é preciso que seu DVR ou NVR possua esse recurso e esteja conectado a uma linha de internet. Além disso, a maioria dos sistemas de monitoramento possuem softwares próprios que devem ser instalados no celular para acessar o sistema.

Tempo mínimo: residências e estabelecimentos
Porém, o recomendado por especialistas é que elas sejam guardadas por pelo menos 30 dias. Para ajudar no processo, muitos sistemas já fazem o descarte de maneira automática: ao fechar um ciclo de 30 dias, as filmagens do primeiro dia fora deste ciclo são apagadas.

Sistemas de segurança ficam desativados
Por isso, não deixar as câmeras desligarem por conta da falta de energia. Além disso, com os diversos programas de integração de sistemas, tudo passa por uma conexão eletrônica para fornecer informações, fechar portas, acionar alarmes, etc.

No Windows, é bastante fácil verificar quais aplicativos usam a webcam. Por isso, vá em 'Configurações de privacidade > Câmera' para verificar quais aplicativos têm acesso e desativar os que você não precisa.

Sua função é controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica. A pupila é a abertura para a entrada de luz que é controlada pela íris. A íris tem características que são próprias de cada pessoa.

Se a câmera possui áudio, geralmente há uma indicação no manual do usuário ou na descrição do produto. Normalmente o fabricante tem uma descrição completa das características da câmera, basta verificar a folha de especificações completa e descobrir se ela grava áudio ou vem com microfone.

Esse problema pode estar relacionado ao software ou hardware. Antes de entrar em contato com o fabricante do dispositivo, você pode tentar várias soluções possíveis para esse erro: Reinicie o telefone - desligue o telefone, aguarde cerca de 10 segundos e ligue-o novamente.

O LED piscando em azul e vermelho significa que a câmera está ligada e aguardando conexão com a rede Wi-Fi para poder ser adicionada na conta e passar a funcionar.

Logo, as câmeras não devem ser instaladas nos chamados locais de repouso ou que porventura exponha a intimidade dos empregados, como por exemplo banheiros ou vestiários.

Câmeras com áudio são permitidas? São permitidas as capturas de áudios no ambiente de trabalho, desde que seja feita em locais que não violem a privacidade dos trabalhadores, porém, novamente, pode ser considerada proibida a instalação de câmeras com áudio em banheiros e vestiários.

Para Android, você pode experimentar o Glint Finder, que usa o flash da câmera para localizar os reflexos da lente. Para iOS, existe o aplicativo Hidden Camera Detector, que pode não apenas procurar lentes, mas também ajudá-lo a monitorar o Wi-Fi. Falando em Wi-Fi aí está outra forma de localizar câmeras escondidas.

Se você teve a sua câmera roubada ou a perdeu em algum lugar (e alguém a encontrou antes de você), torça para que o “espertinho” poste fotos tiradas com ela no Flickr, pois, se ele postar, você poderá rastreá-lo usando o StolenCameraFider.com.

Use fita isolante ou qualquer outra que seja opaca, cobrindo a maior área possível da lente. Não se esqueça de cobrir o rosto para não correr o risco de ser identificado. Cubra a câmera inteira. É possível bloquear a visão dela com objetos maiores, como um saco plástico ou de pano.

Depois de instalada e configurada, a câmera com Wi-Fi envia imagens em tempo real para o seu aplicativo, instalado no celular ou tablet do usuário ou dos moradores, e também grava o ambiente quando os sensores de movimento são ativados.