Como saber se a calopsita fêmea está no cio?

Perguntado por: adias5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em geral, quando querem atrair um parceiro, as fêmeas erguem a cauda e começam a piar baixinho, o que, para os mais leigos, dá a entender que calopsita entra no cio.

As fêmeas geralmente são menos ativas em relação ao acasalamento e, normalmente, não apresentam os seguintes comportamentos, a menos que um macho esteja presente: Sentar em um poleiro baixo piando tranquilamente com sua cauda no ar. Tentar alimentar o calopsita macho com que ela estiver acasalando ou tentando acasalar.

Muitas pessoas acham que somente o macho canta e fala, mas isso não é verdade. As calopsitas fêmeas são conhecidas por serem mais caladas e tímidas, enquanto os machos mais tagarelas, porém ambos podem cantar e repetir palavras.

Além disso, este animal de estimação costuma ser muito apegado ao tutor e detestam ficar sozinhos. Por isso é super recomendado criar duas calopsitas juntas para que sejam companheiras.

A reprodução pode ser realizada a partir de 12 meses, durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias.

Cuidados com a alimentação da calopsita
Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes.

Como amansar uma calopsita

  1. Se aproxime da calopsita.
  2. Ofereça petiscos que ela gosta.
  3. Prefira locais tranquilos.
  4. Faça carinho na calopsita.
  5. Ofereça seus dedos para que ela suba.
  6. Tente permanecer com a calopsita em seus dedos.
  7. Comece o treinamento enquanto ela for um filhote.
  8. Tenha paciência.

Calopsita adora atenção
Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.

Além de ter a chance de ouvir o canto da calopsita, essas aves são ótimas em reproduzir as músicas que escutam em formato de assobios.

Após a plumagem da calopsita ter se desenvolvido, observe a parte de baixo das penas da cauda. Encontrou listras horizontais ou manchas amareladas? Então, é bem provável que se trate de uma fêmea! Vale ressaltar que essas manchas podem ser bem difíceis de enxergar.

Seja como for, de maneira geral, a calopsita é uma espécie bem menos falante que o papagaio-verdadeiro. Boa parte das vezes, as calopsitas domesticadas aprendem apenas a assobiar algumas canções. Como curiosidade, a espécie que mais se destaca no falatório é o papagaio-cinza africano.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.

As fêmeas costumam ser mais calmas, portanto, se você não tiver tanto tempo, talvez seja a melhor opção, no entanto, se você quer passar muitas horas brincando com sua calopsita e ensinando palavras novas, um macho pode se adaptar mais à essas necessidades.

Em geral, quando querem atrair um parceiro, as fêmeas erguem a cauda e começam a piar baixinho, o que, para os mais leigos, dá a entender que calopsita entra no cio. Seja como for, um dos maiores estopins para o início do acasalamento é a presença de um ninho na gaiola.

Uma companhia da mesma espécie
Normalmente, a calopsita precisa de companhia, sim. É sempre muito bom que o tutor tenha, pelo menos duas aves, de preferência, da mesma espécie. Pois em momentos de ausência, uma calopsita faz companhia à outra.