Como saber se a calopsita está com dor?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para saber se a ave está doente ou não, basta analisar o seu comportamento. Uma ave adoentada permanece quieta, com as penas ligeiramente eriçadas, os olhos fechados completa ou parcialmente. Também recosta a cabeça nas costas ou a esconde sob a asa.

Penas frágeis e opacas
Coloridas e brilhantes, elas são um sinal de saúde e bem-estar! Assim, se você notar que a penugem do seu pet voador está com aspecto opaco e frágil, este pode ser um sinal de calopsita doente. Caso você note queda de penas, é necessário buscar um veterinário o mais rápido possível.

Chás para aves e seus benefícios

  • Boldo: tem efeito protetor do fígado e contra inflamação no estômago;
  • Alho: antibiótico, anti-inflamatório e vermífugo;
  • Camomila: calmante;
  • Hortelã: efeito digestivo antigases, ajuda contra diarreia;
  • Limão: aumenta a imunidade.

Todos os anti-inflamatórios humanos são perigosos! Anti-inflamatórios só devem ser usados sob orientação veterinária.

É indicado nos estados dolorosos agudos ou crônicos e febris.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral. É contra indicado para pacientes neonatos, portadores de doenças respiratórias e portadores de alterações hematológicas (VIANA, 2007).

A calopsita tremendo pode ser um sinal de alerta para o tutor. Embora muita gente acredite que esse comportamento é normal, os tremores em excesso não são nada comuns e merecem atenção. Essas aves estão sempre em estado de alerta, e por isso podem tremer quando se sentem assustadas.

Sinais clínicos da clamidiose calopsita

  1. Apatia;
  2. Penas eriçadas;
  3. Anorexia (parar de comer);
  4. Desidratação (consequente da má alimentação e da alteração no aparelho digestório);
  5. Conjuntivite;
  6. Problemas respiratórios,
  7. Alteração na coloração das fezes, que passa a ter aparência esverdeada.

Dentre as principais doenças que uma calopsita pode ter encontram-se a conjuntivite, muitas vezes causadas por bactérias que levam ao aparecimento de secreção e avermelhamento do olho, além das diversas parasitoses, que podem ser externas e/ou internas.

Também se deve estar atento à plumagem a qual tem de estar limpa e bem organizada; examinar o bico e as garras; assistir a defecação para analisar se há desconforto ou sinais de esforço; e verificar a interação do proprietário com a ave.

Ácido acetilsalicílico – Em aves, este composto tem sido bastante empregado devido à sua ação analgésica e anti-inflamatória nas mais diversas situações clínicas.

Quantas gotas de dipirona para passarinho? Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

A Psitacose é uma zoonose transmitida aos humanos pelos psitacídeos, ou seja, calopsitas, papagaios, maritacas e periquitos. Nos animais a doença se manifesta como Clamidiose e pode ser fatal.

1 gota por kg de peso.

Nesse caso deve levar o passarinho um veterinário ou a um centro de recuperação de animais silvestres. Durante o transporte tenha em atenção a temperatura do passarinho. Assim, mantenha-o quente cobrindo-o com uma toalha ou com as mãos.