Como saber se a caixa de câmbio está ruim?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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  1. Trancos no câmbio automático. Câmbio automático dar pequenos trancos é comum, em especial quando se pisa fundo, em retomadas e subidas de serra. ...
  2. Câmbio patinando. ...
  3. Superaquecimento. ...
  4. Barulhos. ...
  5. Mudanças bruscas. ...
  6. Luz no painel. ...
  7. Mancha na garagem.

Felizmente, a manutenção adequada pode garantir que a sua transmissão dure muito tempo. Em geral, a vida útil de um câmbio automático é de mais de 100.000 km.

Ao longo do uso, alguns dentes das engrenagens da caixa de marchas podem se desgastar mais, ou até se quebrar. Se for uma pequena fratura, em apenas um dente, não haverá tanto prejuízo. O problema é que outras podem ocorrer e, assim, a alavanca poderá não ficar presa em determinadas posições.

5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático

  1. 1 - Problemas nas mudanças de marchas. Um sintoma comum de câmbio com problemas são os trancos nas mudanças de marchas. ...
  2. 2 - Patinação. Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. ...
  3. 3 - Ruído estranho. ...
  4. 4 - Aquecimento excessivo. ...
  5. 5 - Vazamentos.

"Sair em segunda marcha pode causar a quebra do sistema de câmbio. O hábito vai fazer que o sistema de câmbio trabalhe muito mais e, como se diz na gíria, em ´solavancos´. Existe na caixa de câmbio um sistema ´amortecedor´ que em condições como esta acaba quebrando", explica. Esse hábito desgasta muito a embreagem.

Ruídos metálicos
Pode ser um dos defeitos mais comuns do sistema de transmissão. Observe se há ruídos no câmbio, principalmente ao engatar o ponto morto. O defeito pode ser causado por falta de viscosidade do óleo de câmbio ou até mesmo por alguma falha no motor do automóvel.

Nessa situação, o veículo pode dar saltos descontrolados de marcha e, além disso, será percebida uma redução na potência e nas rotações. Esta situação requer a substituição do componente.

Então, no motor é normal o nível do óleo lubrificante baixar e por isso se recomenda uma verificação periódica puxando-se a vareta indicadora. No caso das caixas de marchas, se o nível baixa é sinal de irregularidade.

No caso da sede principal, não faltam clientes procurando caixa de marcha recondicionada. A vantagem definitivamente é o preço. É cerca de 50% do valor de uma nova, ou pode chegar até menos. Para um Gol, por exemplo, o valor da peça é de R$ 800,00 a R$ 1.000.

Esse é um problema comum em transmissões manuais. Normalmente, o problema é o nível baixo do fluido de embreagem, ou a viscosidade do líquido. No entanto, é possível que esteja acontecendo algo mais grave, como danos na embreagem ou em outros componentes importantes do conjunto.

Há uma maneira bem simples de se identificar vazamentos de óleo da caixa de marcha. E para tanto, basta ter um pouco de atenção com o seu veículo. Se você avistar uma mancha de óleo abaixo de algum ponto próximo ao centro de seu veículo, pode ser que esse óleo esteja vazando do câmbio.

O prazo médio para a troca do conjunto de embreagem é de 60 mil km. Contudo, esse prazo pode variar para baixo ou para cima, dependendo do modelo de automóvel.

Em geral, a vida útil de um câmbio automático é de mais de 100.000 km. Em usos mais extremos, como veículos usados diariamente em tráfego pesado, ou em estradas e vias em má conservação, essa vida útil pode cair para 70.000 km.

A importância de verificar o nível de óleo se deve, pois em caso de vazamento, a falta do líquido pode comprometer a lubrificação dos componentes e causar quebras. Caso esse nível esteja baixo, a existência de um vazamento é quase certa.