Como saber se a cadela está com infecção no útero?

Perguntado por: emarinho7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

falta de apetite; fraqueza; dor e aumento de volume abdominal; presença de secreção vaginal (no caso da piometra aberta);

O que é piometra? Embora a vaginite seja uma possibilidade, há grande chance de a cadela com corrimento branco após cio estar com piometra.

Sintomas do câncer de útero em animais
Os sinais não são específicos e, por isso, a doença é descoberta após exames de imagem. Com o desenvolvimento da doença, o animal se torna apático e tem falta de apetite. Pode haver aumento de volume abdominal e corrimentos vaginais sanguinolentos (com sangue) ou não.

Normalmente a fonte de contaminação bacteriana é a flora vaginal, por consequência, o útero. Com a ação da progesterona há uma inibição da resposta leucocitária normal à infecção, sendo que o principal agente causador da piometra é a Escherichia coli.

Como fazer o diagnóstico da piometra
O profissional deve solicitar hemograma para avaliar se há anemia normocítica, normocrômica e leucocitose por neutrofilia, além de ultrassom para identificar a presença de exsudato no lúmen uterino e a hiperplasia endometrial cística (LOPES, 2021).

O tipo de tratamento medicamentoso mais utilizado é Cefalexina, Ceftriaxona e Ceftiofur, embora a Cefalexina seja resistente para os microrganismos, em alguns casos.

A aglepristone é um esteroide sintético que compete pelos receptores da progesterona causando contração uterina e relaxamento da cérvix (VERSTEGEN, 2008), sendo, portanto, uma opção no tratamento da piometra, com baixa incidência de efeitos colaterais (TRASCH et al., 2007).

A piometra é uma dolorosa condição que aflige cadelas não-castradas que já passaram do primeiro cio. Trata-se de um quadro médico bastante sério e grave, que pode levar os cachorros a óbito.

A cirurgia da minha cadelinha Tica de Piometra custa R$ 1.500,00.

70 dias

Piometra significa, literalmente, “pus no útero”. É uma infecção potencialmente fatal, que deve sempre ser tratada com urgência. O que exatamente causa a piometra ainda não está totalmente esclarecido, mas sabe-se que ela geralmente ocorre na fase do diestro, que é o período de até 70 dias que ocorre logo após o cio.

O diagnóstico e a terapia correta nos casos de piometra devem ser emergenciais, visto que a ruptura e contaminação da cavidade abdominal podem evoluir para peritonite e choque séptico.

Dificuldade em comer, evacuar, respirar e urinar; Sangramentos pelo corpo; Feridas que não cicatrizam; Partes do corpo inchadas.

Principais sinais de que o cachorro está com dor

  1. Perda de apetite. A perda de apetite é um dos principais sinais de que o cachorro está com dor no estômago, intestino ou outra região do sistema digestivo. ...
  2. Vocalização (uivos, choro ou gritos) ...
  3. Isolamento. ...
  4. Agressividade. ...
  5. Lambidas excessivas.

Portanto, os exame laboratoriais são ferramentas muito úteis, junto com os sinais clínicos, histórico do animal e exames de diagnóstico por imagem, para que rapidamente a piometra seja diagnosticada e tratada. BIGLIARDI, E.; et al. Ultrasonography and cystic hyperplasia–pyometra complex in the bitch.

O método mais seguro de prevenir a piometra é através da castração eletiva, principalmente no animal jovem, pois assim o útero ainda não foi exposto à ação hormonal, e a remoção de ovários e útero evitará exposição futura. Também não se deve utilizar medicação hormonal (anticoncepcionais) para cadelas não castradas.

O corrimento mucoso transparente é ocasional e normal. Se o corrimento contiver pús ou sangue, contacte rapidamente o seu veterinário. Tenha o cuidado de isolar a cadela gestante dos restantes cães da família durante as três semanas antes e as três semanas a seguir ao parto.

O tratamento é cirúrgico, que consiste em tirar os ovários e o útero, tendo que ser realizado o mais rápido possível, pois corre o risco de romper o útero, ter inflamação nos glomérulos e do animal morrer de septicemia.