Como saber se a cadela está bem depois do parto?

Perguntado por: acorte9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Nas primeiras semanas depois do parto, monitore a saúde da cadela. Ela dormirá bastante, mas quando estiver acordada, é importante notar se tem um bom apetite e se os olhos estão vívidos. Sirva diversas refeições por dia, em vez de duas ou três refeições grandes.

Se optar pela alimentação natural, uma dica é apostar em carnes mais ricas em nutrientes. O fígado para cadela amamentando, por exemplo, é uma boa opção. Mas de qualquer forma, é indicado que a alimentação natural para cadelas amamentando também conte com suplementação.

O ideal é limpar a cadela com panos úmidos embebidos em água morna ou lenços umedecidos para cães.

Geralmente, as hemorragias pós-parto ocorrem imediatamente depois da expulsão da placenta, mas também podem acontecer mais para frente. Por isso, é importante que você mantenha repouso e vigie a quantidade de sangue que está perdendo depois de dar à luz.

Quando a placenta está muito firmemente presa ao útero, partes da placenta podem ficar no útero após o parto. Nesses casos, a expulsão da placenta demora e os riscos de hemorragia e infecção no útero aumentam. O sangramento pode ser fatal.

Outra forma de saber se ainda há filhotes na barriga da cadela, é observar os movimentos dela após o nascimento dos cães. Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.

4) Infecção no útero de cadela: sintomas da piometra

  1. falta de apetite.
  2. fraqueza.
  3. febre.
  4. dor.
  5. aumento de volume abdominal.
  6. secreção vaginal.
  7. sangramento.

Sim, a depressão pós parto pode ocorrer depois da gestação canina. Dentre os principais motivos para o problema, pode-se destacar as alterações hormonais que a cachorrinha sofre durante esse período. “Existe uma série de hormônios que ajudam a manter a gestação canina acontecendo.

Amamentação: Um filhote saudável bem alimentado tem um abdome arredondado e parece satisfeito. Notifique o veterinário se os filhotes parecerem inquietos ou chorarem freqüentemente. Choro: Choro prolongado é sinal geralmente de algum problema e deve ser relatado ao veterinário imediatamente.

Suplemento vitamínico mineral aminoácido composto por aminoácidos de alta digestibilidade e valor biológico, indicado para a suplementação de cadelas gestantes e lactantes. Melhora o balanço nutricional das fêmeas durante a fase de criação. Indicado a partir do terço final da gestação e durante o período de lactação.

No caso da bebida láctea, já explicamos aqui, no blog, que não pode dar leite para cachorro. Isso porque, assim como acontece conosco, embora se alimente de leite materno no início da vida, o cão vai perdendo a capacidade de digerir a lactose, carboidrato presente no leite, com o passar do tempo.

No caso do ovo, a única contraindicação é com relação ao alimento cru devido à possível contaminação por salmonella. Já o ovo cozido, por exemplo, é recomendado para os cachorros e é, inclusive, muito benéfico para a saúde deles.

Mas na maioria das vezes se a cachorra come os filhotes é porque já nasceram mortos. Isso porque os filhotes natimortos exalam odores específicos que avisam ao organismo da fêmea que ela deve eliminá-los. Algumas cadelas comem os filhotes mortos, enquanto que outras os retiram do meio da ninhada e enterram.

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

O cálcio para cadela amamentando é uma medida que visa manter a saúde da mãe e dos filhotes, que estão em fase de crescimento.