Como saber se a bronquite e grave?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Falta de ar, tosse, chiado no peito e dificuldade respiratória são alguns dos sintomas de bronquite asmática, muito notados principalmente durante as crises. Nesses eventos, a reação alérgica é extremamente incômoda e é importante tomar os devidos cuidados para não correr o risco de sofrer complicações.

Sintomas: A bronquite aguda caracteriza-se por tosse seca irritativa, com sensação de desconforto retroesternal. Geralmente no início não é facilmente notado a presença de sinais físicos. Na fase mais avançada, com a apresentação de um quadro infeccioso surgem escarros (no início mucoso e depois mucupurulentos).

Em geral, o paciente desenvolve sintomas como febre e tosse por alguns dias, melhorando de modo progressivo até sarar. Mas há sinais de alerta de que é preciso buscar ajuda médica, tais como: Febre que dura mais de 2 dias seguidos. Falta de ar que não passa depois de poucos minutos.

Se a bronquite não for tratada de forma atempada e conveniente pode trazer algumas complicações graves e pode matar. Devido ao aumento da pressão das artérias da circulação pulmonar um individuo com bronquite pode desenvolver problemas cardíacos.

A bronquite crônica é um caso mais avançado da inflamação pulmonar e consequentemente mais grave. Esse estágio da doença pode facilmente contrair outras infecções respiratórias, por isso, o tratamento deve ser seguido à risca acompanhado pela vacinação contra gripe e pneumonia.

Os exames que levam ao diagnóstico da bronquite comumente são o Raio-X de tórax, os exames laboratoriais e de alergia e, principalmente, segundo Janaína, a espirometria, que faz a prova de função pulmonar.

Seja agudo, seja crônico, o problema dá as caras quando os brônquios se inflamam, incham e ficam mais contraídos, além de produzir maior quantidade de muco na tentativa de limpar a área. Tudo isso dificulta ou emperra o trânsito de oxigênio até os pulmões.

Para evitar a bronquite, é importante:

  • lavar bem as mãos;
  • ingerir bastante líquido;
  • evitar locais onde haja pessoas fumando;
  • eliminar possíveis causas de alergia respiratória;
  • utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

Este é o caso da asma, que costuma estar associada a um processo alérgico, e a bronquite, normalmente causada por uma infecção bacteriana ou pelo tabagismo. A asma é uma patologia crônica que ataca os pulmões e quando não tratada pode levar à morte.

Diagnóstico da bronquite viral
A bronquite viral geralmente é diagnosticada com base nos sintomas e sinais apresentados durante exame físico, associados com radiografia torácica e amostras colhidas da garganta ou nariz, a fim de detectar o vírus presente.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos ultraprocessados.
  • Doces e alimentos refinados em geral.

Como a maior parte das bronquites agudas é viral, os médicos administram antibióticos somente quando a infecção é claramente causada por bactérias (por exemplo, durante um surto). Quando um antibiótico é usado, em geral, os médicos prescrevem um medicamento como azitromicina ou claritromicina.

Bronquite aguda
É uma infecção temporária dos brônquios, que geralmente dura até 15 dias. Este tipo de bronquite pode ser causado pelo agravamento de uma gripe ou um resfriado que não foi tratado de forma correta.

As principais manifestações da bronquite aguda são: Tosse (seca ou produtiva) Falta de ar ou dificuldade para respirar. Chiado no peito.