Como saber se a bilirrubina está sendo eliminada?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Muitas pessoas percebem que a cor da urina está mais amarela que o normal. O motivo é que quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna.

Ela é excretada na forma de bile, portanto solúvel em água, contribuindo para os pigmentos biliares. Essa substância é posteriormente reabsorvida na corrente sanguínea e eliminada nas fezes. Por sua capacidade de se dissolver em água, pode ser encontrada em pequenas quantidades na urina.

Não é uma doença por si só, mas é indicativo de doenças no fígado, como hepatites, cirroses e obstrução das vias biliares. A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

Se a icterícia for ainda mais grave, essa parte pode apresentar também uma coloração marrom. Cor amarela na parte de dentro da boca. Urina de cor anormal – em geral em tons mais escuros. Fezes esbranquiçadas ou cor de barro.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

O tratamento é feito com fototerapia — o bebê é colocado sob luzes fluorescentes azuis que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

Icterícia fisiológica (normal)
Surge entre o 2° e o 4° dias de vida e tende a desaparecer entre a primeira e segunda semana.

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

Em geral, o prognóstico de bebês com icterícia do leite materno é excelente, pois esta é uma condição autolimitada, que geralmente se resolve em torno das 12 semanas de idade.

Quando há necessidade de tratamento da icterícia, esse é feito a partir da fototerapia (" banho de luz") . Esse método utiliza-se da reação fotoquímica feita na molécula de bilirrubina exposta à luz, que torna-se uma molécula hidrossolúvel eliminada pelos rins, não sendo mais armazenada no organismo.