Como saber se a bexiga está inflamada?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:

  1. Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  2. Dor ou ardência ao urinar;
  3. Presença de sangue na urina;
  4. Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  5. Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  6. Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária.

Muitos pacientes relatam a sensação de punhalada ou alfinetadas, outros como se a bexiga tivesse deslocada para fora da bacia. A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.

Pode ocorrer perda involuntária de urina; Dificuldade na passagem da urina, durante os primeiros segundos de micção; Urgência e aumento da frequência urinária; Dor e irritação na vagina durante o contato sexual.

A bexiga caída é um problema que atinge diferentes perfis de pacientes, sendo sua maior incidência em mulheres com mais de 40 anos de idade. Essa doença faz com que não só a bexiga, mas todos os órgãos pélvicos percam sua sustentação, gerando um abaulamento na vagina.

Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior.

Causas da infecção urinária
A principal via de entrada das bactérias é pela uretra, sendo as principais causas o ato sexual, a constipação intestinal e as infecções ginecológicas (corrimentos ou vulvovaginites). Raramente ocorre pela circulação sanguínea.

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero. É um órgão muscular elástico e oco que faz parte do aparelho urinário, responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina.

A dor na bexiga pode se manifestar a partir de várias origens, tanto pode representar uma infecção urinária ou uma doença crônica, que também é conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, síndrome da dor pélvica crônica ou cistite intersticial.

Receitas de chá para infecção urinária

  1. Chá de urtiga. Ingredientes. 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga; ...
  2. Pariparoba. Ingredientes. 1/2 litro de água. ...
  3. Erva-de-bicho. Ingredientes. ...
  4. Chá-de-java. Ingredientes. ...
  5. Cavalinha. Ingredientes. ...
  6. Camomila. Ingredientes. ...
  7. Cabelo de milho. Ingredientes. ...
  8. Folha de abacate. Ingredientes.

Ressonância magnética: para ter uma visualização melhor de todas as estruturas da região pélvica.

Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina. Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente. Isso porque a uretra é menor que a dos homens e em local de fácil acesso a bactérias.

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.

Beba mais água. Ao beber mais água, você mantém sua urina mais diluída, abundante, o que a fará urinar com mais frequência, limpando todo o trato urinário e, assim, eliminando impurezas e bactérias nocivas que podem causar a infecção urinária e outras doenças.

Quais os sintomas de prolapso uterino?

  1. dor na região da pelve;
  2. incômodo ou pressão na região da pelve;
  3. sensação de peso na pelve e na vagina;
  4. sensação de ter algo saindo pela vagina;
  5. corrimento vaginal;
  6. incontinência urinária;
  7. dificuldade de evacuar;
  8. dor ou incômodo durante a relação sexual.

Exercícios pélvicos
Os exercícios para incontinência urinária feminina também são um grande aliado para fortalecer a musculatura de pelve, evitando pequenos escapes durante o dia. Entre os exercícios mais comuns estão Kegel, Ginástica Hipopressiva, Fisioterapia Pélvica e Pilates e Ioga.

Conhecida formalmente como cistocele, pode-se se dizer que a bexiga baixa acontece quando a bexiga está prolapsada, ou seja, quando ocorre uma descida da bexiga para o interior do canal vaginal. O que pode levar a existência de resíduo urinário pela obstrução e desencadear uma infecção urinária.