Como saber se a beterraba está boa para comprar?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Ela também não deve ser mole, porque isso significa que está murcha, e nem contar com muitas de marcas na parte de cima, o que mostra que ela passou do ponto e está dura demais. Mais uma vez, o ideal é optar pelas menores ou de tamanho mediano.

Para saber se as beterrabas já estão cozidas, espete-as com um garfo. Se conseguir furar facilmente, pode desligar o fogo, mas se notar resistência, deixe-as cozinhando um pouco mais. Elas devem estar macias, ok?

15 minutos

1. Em uma panela de pressão, coloque as beterrabas e a água suficiente para cobrir e cozinhe por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere sair a pressão.

O melhor é comprar beterrabas inteiras, com as folhasverdes e brilhantes e de tamanho pequeno ou médio, pois são mais saborosas, macias e duram mais tempo. A casca deve ser uniforme, sem manchas ou rachaduras. Se estiver com consistência esponjosa, é sinal de que está velha e fibrosa.

Quanto à aparência de sua casca, deve ser bem lisinha e de aspecto firme. Se a beterraba apresentar um aspecto muito mole, estiver bastante danificada ou tiver pequenos mofos, jogue-a fora inteiramente, pois com essa aparência não estão boas para consumir.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Se a sua beterraba estiver já meio duvidosa, mole, faça o sorvete de banana da receita anterior e acrescente a beterraba descascada. Também fica bom com leite vegetal (eu uso soja).

Por fim, retire e espere esfriar. Dica útil: colocar uma colher de açúcar no cozimento ajuda a intensificar a cor da beterraba.

Não descasque as beterrabas, pois a casca protege a leguminosa e mantém todos os nutrientes desse alimento. 2. Você pode cozinhá-las inteiras – que é o melhor modo – ou pode cortá-las ao meio, caso sejam grandes demais para a sua panela.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades.

A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo. Já com a água do macarrão dá para preparar outros legumes.

Colheita. A colheita de beterraba acontece após 80 dias da semeadura. Não espere muito tempo a mais para colher, se não há risco das raízes ficarem durinhas. Elas vão apresentar diâmetros de 8 a 12 cm e comprimento de 7 cm.

A beterraba é uma raiz vegetal bienal nutritiva, versátil e cheia de antioxidantes. Elas são razoavelmente fáceis de guardar, especialmente na geladeira. As beterrabas guardadas corretamente podem durar semanas ou até meses.

Se a beterraba for descascada previamente, sua cor se perde na água de cocção e isso não só a deixa• com um aspecto “anêmico”, como também pode• manchar a panela e os utensílios.

Beterraba tem muito açúcar
A beterraba-sacarina, de coloração branca, diferente da que mais consumimos, é o vegetal utilizado pela indústria que produz açúcar através da beterraba.

Beterraba boldor
Essa variedade apresenta uma polpa amarelada e casca laranja. Ela é muito suave no sabor e mais doce do que a maioria das variedades avermelhadas.

A cor roxa da beterraba deve-se a presença das betalaínas, um pigmento hidrossolúvel que contém nitrogênio e está presente em todos órgãos da hortaliça.

A beterraba* possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro (presente no feijão) e o cálcio.

Para efeito de comparação, 100 gramas de carne têm, em média, 3 gramas de ferro. Já 100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro.

O Suco de Beterraba é conhecido por ser uma ótima fonte de nutrientes que ajudam na desintoxicação e tem ação anti-inflamatória. Favorecendo a imunidade e o funcionando do sistema digestivo. Além disso, o suco possui antioxidantes que combatem radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.