Como saber se a beterraba está boa?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ela também não deve ser mole, porque isso significa que está murcha, e nem contar com muitas de marcas na parte de cima, o que mostra que ela passou do ponto e está dura demais. Mais uma vez, o ideal é optar pelas menores ou de tamanho mediano.

15 minutos

1. Em uma panela de pressão, coloque as beterrabas e a água suficiente para cobrir e cozinhe por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere sair a pressão.

A beterraba murcha contém muitos benefícios, mas como comer beterraba murcha? Bem, não jogue fora, ela é um super alimento e te ajudo a reaproveitar beterraba murcha de um jeito incrível! Na verdade, minha receita com beterraba é um incrível suco que é muito saudável.

Se a casca estiver enrugada e meio mole, ela foi colhida há muito tempo e terá perdido uma parte do sabor e das vitaminas. Claro que isso também vai acontecer na sua geladeira, se você esperar vários dias antes de consumir as beterrabas que trouxe pra casa.

vermelho-arroxeada

A beterraba é um destes indicadores naturais pertencendo à família Chenopodiaceae, na qual a parte comestível é a raiz tuberosa. Esta hortaliça tem coloração vermelho-arroxeada devido à presença dos pigmentos betalaínas.

Por fim, retire e espere esfriar. Dica útil: colocar uma colher de açúcar no cozimento ajuda a intensificar a cor da beterraba.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita.

Colheita. A colheita de beterraba acontece após 80 dias da semeadura. Não espere muito tempo a mais para colher, se não há risco das raízes ficarem durinhas. Elas vão apresentar diâmetros de 8 a 12 cm e comprimento de 7 cm.

Mesmo que guardar as beterrabas na geladeira seja fácil e eficaz, você também pode guardá-las em espaços de armazenagem ou qualquer local frio e úmido. Nesse caso, mantenha as beterrabas em um recipiente de plástico ou um cooler. Você também pode embalá-las com turfa, areia ou serragem para ajudar a mantê-las frescas.

Você pode congelar a beterraba cozida ou apenas branquear o alimento antes de levar para a geladeira. Na primeira possibilidade, a dica é cozinhar a beterraba até secar toda a água na panela. Isso garante que o vegetal mantenha a cor bem viva e evita o descarte da água do cozimento, que costuma ter bastante nutrientes.

A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo. Já com a água do macarrão dá para preparar outros legumes.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Se a sua beterraba estiver já meio duvidosa, mole, faça o sorvete de banana da receita anterior e acrescente a beterraba descascada. Também fica bom com leite vegetal (eu uso soja).

Pesquisas indicam que a beterraba é capaz de diminuir a pressão sanguínea e o seu risco de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Isso é possível com a ajuda dos nitratos presentes no vegetal, que têm conseguem aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

O truque consiste em simplesmente colocar a cenoura dentro do recipiente com água o suficiente para cobrir o vegetal, tampar e levar à geladeira por pelo menos 24 horas. Depois desse tempo, a cenoura murcha vai ficar inteira e rígida novamente, permitindo, inclusive, ralar para comer crua em saladas, por exemplo.

Beterraba no feijão não pode!
A beterraba é rica diversos nutrientes, como dito anteriormente. Porém, ela também possui ácido oxálico ou oxalato, um antinutriente que dificulta a absorção de alguns nutrientes, especialmente o cálcio e o ferro.