Como saber se a batata doce é boa?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Batata-doce: assim como a batata, não pode estar murcha. Mas ela tem uns buraquinhos mesmo, não se preocupe. Evite apenas as que estejam brotando ou com manchas muito escuras. E não deixe de provar esta combinação de sabores da batata-doce com alho e páprica.

Procure exemplares firmes, sem partes murchas. Se possível, escolha os tubérculos com formato mais uniforme. Não existe qualquer problema se a batata for torta, apenas é mais simples de cortar quando o seu formato é mais reto. O formato das batatas doces não tem qualquer relação com o uso de produtos agrotóxicos.

A batata doce roxa é da família da batata doce, e se caracteriza por apresentar um formato alongado e uniforme, sua raiz tem película externa de cor roxa, e tem polpa também de cor roxa vibrante.

Entretanto, existe uma diferença importante que coloca a batata doce roxa como uma melhor alternativa: ela possui mais vitaminas e minerais. Além disso, ela tem um gosto mais adocicado e agradável. De qualquer modo, os dois tipos são benéficos para a saúde.

alaranjada

A polpa alaranjada da batata-doce é uma das fontes naturais mais ricas de betacaroteno, um composto que é convertido em vitamina A, que é fundamental para o sistema imunológico e para manter as membranas mucosas saudáveis, especialmente o revestimento do intestino.

Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.

As folhas da batata doce soltam um leite branco, o que para muitos é um sinal de veneno, perigo. No caso, elas cruas de fato são tóxicas, mas cozidas tornam-se perfeitamente seguras.

As lesões são recobertas por numerosos e pequenos pontos pretos, correspondentes às estruturas de reprodução do patógeno, os picnídios, os quais podem ser observados sobre hastes e raízes de batata-doce (Figura 3).

Formato irregular, casca amarela, polpa crua de coloração creme e polpa cozida de cor amarela. Não deve apresentar brotos ou pontos verdes, sem odor.

Dicas de como comprar/escolher batatas
As batatas devem ser firmes de casca suave, sem manchas, brotos e rachaduras. Por isso, evite comprar batatas com a cor esverdeada ou azulada.

Para evitar o dano, é preciso cozinhar o alimento, já que o processo elimina esta característica nociva. “É recomendado consumir essa raiz em sua versão orgânica”, enfatiza a nutricionista esportiva funcional Giovana Canno.

Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Nesse caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

Se a batata-doce depois de cozida estiver escura por dentro, pode ser que já esteja velha. Se não houver alteração de sabor ou aroma, pode ser consumida sem problema.

Sobtemperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacosde plástico para evitar ressecamento.

Mas, já esclarecemos logo no início deste artigo que a batata doce tem um baixo índice glicêmico, com valor de 44. É importante ressaltar ainda que esse índice pode ser considerado alto a partir de 69. Então, quem tem diabetes pode comer batata doce sim!

O principal diferencial da cultivar Beauregard em relação a outros materiais de batata-doce é sua polpa alaranjada, um indicativo do elevado teor de betacaroteno. Ela apresenta 10 vezes mais carotenoides - provitamina A - do que as cultivares mais plantadas no país.

- Sabor: Segundo Patrícia Bertoni, a batata doce roxa possui um sabor mais adocicado, geralmente, agradando mais aos consumidores: "A batata doce roxa é mais doce e suculenta enquanto a branca é um pouco mais ressecada", analisa a profissional.

Fique atento à cor da batata. Se estiver esverdeada, não a consuma. A cor verde é sinal de que a batata está produzindo clorofila.