Como saber se a balança está correta?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Pese dois objetos juntos.

  1. Coloque um dos objetos na balança e anote o peso dele. Tire o objeto e deixe a balança voltar para o zero. Ponha outro objeto na balança e anote o peso dele. ...
  2. Se o peso for o mesmo, a balança está precisa. Se não for, tente novamente e veja se a diferença é igual.

Porque a balança digital muda o peso? Diversos fatores podem prejudicar o funcionamento do aparelho, como um piso desnivelado e até mesmo a umidade caso ele seja colocado no banheiro. A bateria da balança também deve ser verificada porque, caso esteja fraca, pode também mudar o resultado.

Pressione o botão de calibragem, que deve estar com o nome “CAL”, “Mode” (Modo) ou “Function” (Função). Segure o botão até o visor digital modificar e uma mensagem — de um ou mais zeros ou “CAL” — aparecer na tela. A balança está pronta para a calibragem. Coloque um peso na balança por 5 segundos para que ela o meça.

Segundo cientistas da Universidade do Colorado, para que o visor da balança mostre o peso mais próximo da realidade, o ideal é se pesar logo no início do dia, depois de ir ao banheiro e antes de tomar café da manhã.

O que ocorre é que durante o sono as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente, o que acelera o metabolismo e ajuda na perda de gordura corporal. Uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que adultos que dormem bem têm até 20% a menos de gordura na barriga.

Quem se pesa todos os dias pode acabar se angustiando por não ver um número menor na balança e, como consequência, desistir da dieta ou, ainda, vivenciar um quadro de fome emocional, descontando na comida a sua frustração.

Os principais fatores que podem influenciar na alteração do peso ao longo do dia são: jejum, retenção hídrica, treinamento de força, variações hormonais, fase do ciclo menstrual e o uso de alguns medicamentos. Se pesar frequentemente, no mínimo 3 vezes por semana, ajuda muito quem quer e precisa controlar o peso.

Essa flutuação é algo totalmente normal e não significa necessariamente que você emagreceu (perdeu gordura) ou engordou (acumulou gordura). Basicamente, o peso de uma pessoa é a soma da gordura corporal, da massa muscular, da água, dos ossos e dos órgãos e tecidos que há no nosso corpo.

É normal o peso variar ao longo do dia e, em geral, as variações diárias podem ser de até 2 kg. Tal número pode causar espanto. Na verdade, o que determina essas variações (ou flutuações) depende.

A resposta é realmente simples: a gente pesa menos de manhã quando acorda porque o corpo está ligeiramente desidratado. Essa leve desidratação pode resultar em uma queda notável no peso. Apenas dois copos d'água pesam quase meio quilo.

A balança de banheiro digital funciona de maneira bem simples. Basta que você insira as pilhas no local indicado, vira a pequena chave de ativação "ao lado da bateria" e comece a pesar. Após virar a chave não é preciso fazer mais nada.

A base superior, onde você pesa o objeto (ou seu corpo) pressiona um sensor interno chamado célula de carga. Ela consegue transformar essa pressão em um sinal elétrico: quanto maior o peso, mais forte é o sinal. Embora a balança seja digital, a célula de carga, em si, é um dispositivo analógico.

Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

“Nosso peso pode variar até dois quilos de manhã para a noite devido à alimentação, ingestão de líquidos e inchaço por conta do calor e atividades. Dessa forma, não é recomendável se pesar à noite.”