Como saber se a babosa é venenosa?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Ao cortar um pedaço delas é possível ver a mucilagem, uma estrutura com concentração de 90% de água e 10% de fibra. Ao observar essa região do corte também pode-se perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela. Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele.

A gente já aprendeu por aqui que, apesar de muita gente chamar a Aloína da Babosa de veneno, na verdade ela é uma toxina, que a depender da pessoa, pode ou não causar alguma irritação, coceiras ou alergias.

Para saber se a babosa é medicinal ou não basta cortar uma folha (lembrando que colhemos sempre a folha inteira e não pedaços dela) e deixar ela durante a noite em cima de papel. Se ela ficar avermelhada na área do corte, assim como na foto, é a medicinal.

Deixe o gel de Babosa de molho durante 15 minutos na água em temperatura ambiente. Retire os resíduos em água corrente. Bata no liquidificador até ficar líquido e espere a espuma abaixar. Coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador.

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

A maior diferença entre babosa e aloe vera é a forma e a cor das folhas. Babosa tem folhas que são de cor mais clara com um tom azulado às vezes, e são muito maiores e mais planas.

Normalmente é seguro aplicar babosa na pele, mas pode haver reações cutâneas leves, como coceira ou ardor em algumas pessoas. Para evitar efeitos colaterais, é muito importante que você primeiro aplique a babosa em um pequeno pedaço de pele e verifique se há sinais de irritação ou alergia.

Use a Aloe vera de um supermercado.
Nem toda Aloe vera é segura para se comer. A babosa que você cultiva como uma planta em casa não deve ser consumida. Em vez disso, compre grandes folhas de Aloe vera na seção de hortifruti de um supermercado.

São muitas propriedades e benefícios, mas a babosa só pode ser consumida com a remoção total de uma substância específica: a aloína. Isso porque esse composto de cor amarelada tem uma ação laxativa, o que pode provocar diarreia, dor de cabeça e náuseas, conforme Patricia.

Então, o ideal, para não correr nenhum risco indesejado, é usar a babosa pura. Você pode abrir a folha da babosa, com cuidado para não se espetar, retirar o gel com a ajuda de uma colher e passar direto no rosto. Se quiser dissolver o gel, pode bater no liquidificador com um pouquinho de água.

Cultivo de três espécies de babosa: descrição botânica, cultivo e uso de Aloe arborescens Mill. babosa-verde, Aloe saponaria (Aiton) Haw. babosa-listrada e Aloe vera L. Burm.

Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece. Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro.

Conservando na geladeira, ela pode durar até meses, e seus nutrientes permanecem intactos. Sempre que for usar, retire a quantidade e guarde novamente o resto.

Armazene o gel na geladeira por até dez dias.
Coloque os pedaços cortados em um pote com fechamento hermético e mantenha na geladeira. Consuma dentro desse período em bebidas, vitaminas, como cosmético ou em queimaduras.

A proibição aconteceu por falta de estudos científicos que comprovem a segurança da planta, ou seja, não existe garantia de que não prejudique a saúde.

A Aloe barbadensis é uma das espécies de babosa mais comum no Brasil. Conhecida também como “planta da imortalidade”, pelo uso milenar no combate aos fungos, vírus e bactérias, ela pode ser cultivada em solos mais quentes e sem tantos cuidados especiais.

Aloe Vera é contraindicado em casos de gravidez, lactação e hipersensibilidade conhecida às plantas da família Liliaceae.

A babosa é capaz de fortalecer a raiz e os fios dos cabelos - quando aplicada no couro cabeludo - dessa forma, consegue ajudar na prevenção da queda de cabelo. Além disso, a Aloe Vera estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o fio, deixando-o menos frágil.