Como saber se a audição está boa?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Um teste auditivo profissional inclui, normalmente, vários e diferentes exames realizados juntos, os quais determinam se a pessoa tem ou não deficiência auditiva, e o grau de profundidade desta. O resultado do teste auditivo é apresentado em um audiograma.

O órgão recomenda que o grau da perda auditiva seja calculado a partir da média aritmética dos limiares auditivos nas frequências de 0,5, 1, 2 e 4 kHz, média quadritonal, ou da média aritmética dos limiares entre as frequências de 0,5, 1 e 2 kHz, média tritonal6.

Audição Normal – Limiares entre 0 a 24 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição.

O teste em si é tranquilo. Ele é feito enquanto o bebê dorme, justamente para evitar algum tipo de incômodo. É introduzida uma delicada sonda no conduto auditivo da criança, que vai produzir o estímulo sonoro e captar seu retorno.

O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação, em geral é realizado com o bebê dormindo, mamando ou em repouso, não é necessário furar a orelha, o exame é realizado nas duas orelhas e dura em média dez minutos.

O ouvido médio é formado pelo tímpano e por uma pequena câmara cheia de ar, que contém uma cadeia de três pequenos ossos (ossículos) que ligam o tímpano ao ouvido interno. Os ossículos são nominados de acordo com seu formato. O martelo está ligado ao tímpano.

7 conselhos para recuperar ou melhorar naturalmente a sua audição

  1. Privilegie uma higiene de vida saudável.
  2. Estimule as suas capacidades auditivas.
  3. Faça uma cura de Ginkgo biloba.
  4. Surdez – aposte na prevenção.
  5. Limpe o seu canal auditivo.
  6. Teste o treino auditivo.
  7. Faça um check-up auditivo no otorrino.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

A perda auditiva leve refere-se à incapacidade de ouvir sons suaves e mais fracos (canto dos pássaros, pessoa falando mais baixo, etc), além da dificuldade em entender em ambientes mais ruidosos.

Os aparelhos de audição são indicados para pessoas com diferentes tipos de perda auditiva, seja com grau leve, severo ou profundo de perda auditiva. E essa sugestão não é feita apenas com base na intensidade do problema, mas também nos impactos que ela causa à vida do paciente.

O tipo de surdez depende de onde o problema se encontra:

  • Surdez de condução ou transmissão: causada no ouvido externo e médio. ...
  • Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. ...
  • Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno.

Graus de Surdez

  • Audição Normal: Limiares auditivos baixo de 25 dB.
  • Perda Auditiva Leve: Limiares acima de 25 abaixo de 40dB.
  • Perda Auditiva Moderada: Limiares acima de 40 abaixo de 70dB.
  • Perda Auditiva Severa: Limiares acima de 70 abaixo de 90dB.
  • Perda Auditiva Profunda: Limiares acima de 90dB.

Deficiência auditiva de baixa frequência é uma deficiência auditiva, em que você não conseque ouvir sons graves que surgem no final de frequências, que são normalmente 2.000 HZ ou inferior a isso. Tais frequênicas são chamadas de sons baixos ou graves.

Deficiência auditiva pode ser causada por vários fatores, mas envelhecimento e exposição ao ruído são as duas causas mais comuns. Você pode ter deficiência auditiva em um ouvido ou em ambos.

Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal (exame de Emissões Otoacústicas Evocadas), que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, ainda na maternidade.

Exames otorrinos para o ouvido e do labirinto
Audiometria tonal; Audiometria Vocal; Imitanciometria ou impedanciometria; Vectoeletronistagmografia (VENG);

Simples e indolor, o teste da orelhinha pode ser realizado enquanto o bebê dorme, sem dor ou qualquer desconforto. O exame é realizado por meio da inserção de uma minúscula sonda dentro do canal auditivo, capaz de emitir estímulos sonoros e captar a resposta das células ciliadas externas da cóclea.