Como saber se a água está a ferver?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

É um método bem simples: é só observar o ponto de ebulição da água enquanto ela está esquentando, ficando de olho nas bolhas que se formam na água. Abaixo está um esquema bem prático de entender e que vai te ajudar. O que indica a temperatura são as bolhas que se formam na água enquanto ela está fervendo.

Se o calor específico da solução é menor que da água pura, a temperatura da solução aumenta de modo muito mais rápido que a água pura, proporcionando assim a fervura mais rapidamente para a água com sal.

De imediato ou necessita ferver algum tempo? Quando você ferve a água no fogo durante 20 minutos diretos 99,9% das bactérias e parasitas que estão na água morrem, isso inclui o Vibrio cholerae, bactéria responsável pela doença cólera.

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição.
Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

Por outro lado, você não consegue preparar arroz, massas, molhos, ensopados e nem ferver água na airfryer.

Esquente uma panela por 30 segundos em fogo alto. – Agora, pingue algumas gotinhas de água. – Você vai perceber que ela rapidamente vai evaporar.

Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente. Em seguida, retirar o pano e levar a água ao fogo. Quando a água entrar em ebulição, ou seja, começar a formar bolhas e vapor, deixar fervendo por pelo menos 5 minutos.

A água da torneira fervida não faz mal, mas também não é uma garantia de qualidade. Ferver a água é mais comum em ocasiões onde não há água potável ou sem tratamento com cloro. Ela consegue sim acabar com alguns microrganismos, mas ainda assim, o tratamento feito em estações próprias para a água é muito mais eficaz.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

Quando sua mãe coloca água na panela para ferver e fazer seu macarrão, quando ela colocar sal na água, a água vai demorar mais tempo para ferver. Isso acontece porque o sal aumenta o ponto de ebulição da água, 100°C, e assim precisará de mais calor para ferver.

Já sabemos que o ponto de ebulição da água é 100 °C. Em ambos os tubos a temperatura é igual, o que muda é o conteúdo: a água sem sal ferve primeiro que a salina. Com isso concluímos que em razão da presença do sal, a água atinge uma maior temperatura de ebulição.

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

Mesmo sendo tratada, a água que chega até a torneira da nossa casa pode conter resíduos químicos, metais pesados, parasitas, vírus e bactérias. Isso ocorre porque depois que sai das estações de tratamento, ela ainda passa por sistemas de encanamento e locais de armazenagem.

O gosto ruim na água é causado pela retirada de ar nela dissolvido durante a fervura.

Assim, beber água da torneira ou cozinhar alimentos com essa mesma água passa a ser totalmente seguro para consumo humano.

Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

Isso ocorre porque à medida que a temperatura da água superficial abaixa sua densidade aumenta. Logo, ela tenderá a descer e em seu lugar subirá a água quente com menor densidade.

100 °C