Como saber quem são seus antepassados?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

6 dicas para encontrar informações sobre seus antepassados

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.

Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.

A árvore genealógica de uma pessoa deve ser formada, em geral, por dois pais, quatro avós, oito bisavós, e assim por diante. seguindo esse raciocínio, qualquer um teria, no ano 1 d.C, 604 sextilhões de ancestrais.

As 5 características herdadas do sistema familiar
São: abertura para experiências, consciência, extroversão, afabilidade e neurose. São estas as 5 características que trazemos dos nossos antepassados, em maior ou menor grau, com diversas submodalidades entre elas.

Peço perdão e misericórdia pelas rixas, desavenças, inimizades, intrigas, desuniões, vinganças e os rancores dos meus antepassados. Do Teu Sangue vem a bênção sobre a minha família e toda a nossa parentela, sobre todos os meus antepassados, sobre a minha casa, os meus bens, as minhas propriedades.

Por casamento

NomeNascimentoMarido
Mariana Vitória da Espanha31 de março de 1718Príncipe José
Maria Francisca Benedita de Portugal25 de julho de 1746Príncipe José
Carlota Joaquina da Espanha25 de abril de 1775João VI de Portugal
Maria Leopoldina da Áustria22 de janeiro de 1797D. Pedro de Alcântara

Não é preciso fazer um teste de ADN ou uma pesquisa exaustiva na Torre do Tombo. Basta fazer uma visita ao Palácio Nacional de Sintra e apreciar uma das suas salas.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

A maneira mais simples e direta é através do teste de DNA. O DNA contém pistas genéticas que permitem detectar os diferentes países de origem dos seus ancestrais. A outra maneira é por meio de uma pesquisa genealógica, para rastrear a herança familiar nos países de origem.

Descendentes - são aqueles que vêm depois. Ascendentes - são aqueles que vêm antes. Assim, os netos de japoneses, por exemplo, são descendentes de japoneses.

Por causa do avanço tecnológico e do aumento da demanda, testes que traçam a ancestralidade podem ser encontrados por menos de R$ 200. A encomenda é feita pela internet, com o envio do kit de coleta pelos Correios.

Sites para encontrar documentos e registros de descendência...

  1. Arquivo Nacional.
  2. Museu da Imigração.
  3. FamilySearch.
  4. MyHeritage.
  5. Fonte/Associado: Traduzca.

A busca pelos registros dos principais eventos de vida (nascimento, casamento e óbito) é fundamental, pois em cada registros haverá informações que se complementam entre si e corroboram o que já se tem. A certeza de se estar no rastreio da pessoa correta vêm da documentação que comprova os dados.

7 sites para montar sua árvore genealógica

  1. FamilySearch. Patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o FamilySearch se tornou um dos sites mais procurados por quem quer saber mais sobre a história de sua família. ...
  2. MyHeritage. ...
  3. Ancestry. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Geneanet. ...
  6. Genoom. ...
  7. Geni.

Leia as informações na certidão de nascimento dos seus avós. Os nomes dos seus bisavós serão registrados no certificado oficial. Se os seus avós nasceram em casa, ainda assim haverá uma certidão de recém-nascido disponível através do gabinete de estatísticas vitais nos estados onde nasceram.