Como saber quem fez uma transferência para minha conta?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Para descobrir quem transferiu o dinheiro para sua conta, consulte seu extrato nos diversos canais de atendimento. Cada banco ou canal de atendimento como internet, aplicativo, auto atendimento ou extrato impresso podem trazer informações diferentes em relação ao TED ou DOC recebido.

Primeira coisa, você precisa ter alguma prova de quanto você tinha na conta, depois, poderá buscar auxílio do banco, de forma administrativa. Por fim, caso a situação não seja resolvida amigavelmente, é possível ajuizar ação contra o banco, buscando a reparação dos danos (materiais e morais).

Na identificação de transferência é preciso estar as seguintes informações do destinatário, como: nome completo, CPF ou CNPJ, dados do banco, agência e conta, além do tipo, que pode ser conta corrente ou poupança.

Enviei dinheiro, como posso rastrear a minha transferência?

  1. Acesse a sua conta.
  2. Acesse a sua "Página inicial" para ver a sua lista de atividades.
  3. Selecione a transferência que você deseja rastrear.

Segundo especialistas em Direito Criminal, receber um Pix por engano e ficar com o valor pode configurar crime de apropriação indébita por erro, caso fortuito ou força maior.

Trata-se da Instrução Normativa da Receita Federal 1.761, de 2017, que obriga que sejam informadas as operações em espécie em transações superiores a R$ 30 mil, inclusive a título de doação.

Como saber se alguém abriu uma conta no meu nome?

  1. Acesse o site do Registrato. O Registrato é um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que fornece dados e informações sobre a vida financeira. ...
  2. Consulte se existem contas no seu nome. ...
  3. Solicite o relatório. ...
  4. Leia o documento.

Desconfie do comprovante se a qualidade da imagem estiver borrada ou tiver cores e fontes diferentes em determinadas informações. Um comprovante Pix verdadeiro é fácil de ler, possui padronização no estilo da fonte, na cor e no tamanho das letras e números.

O banco tem que exigir a devolução daquilo que foi transferido. E detalhe, o banco não pode cobrar nenhuma taxa, porque o erro foi da instituição financeira. O seu Antônio, no caso, ou qualquer outra pessoa aconteça essa situação não deu causa a esse equívoco.

É crime usar dinheiro que caiu na conta por engano, mas, além da apropriação indébita, há também os artigos 876 e 884 do Código Civil. O art. 876 do CC dispõe que toda pessoa que recebe o que não lhe é devido fica obrigada a realizar a restituição.

Se o erro for sobre o valor, no entanto, você deve entrar em contato com o seu banco imediatamente, antes que a TED seja concluída e solicitar o cancelamento. Após a TED ficar disponível na conta do beneficiário o banco não poderá estornar, pois não tem autorização para isso.

Na tela inicial, vá em “Minha Conta”. Selecione a opção “Extrato por período” disponível no item “Conta”. Escolha o mês desejado em “Outro mês” e clique em “Continuar”. Quando visualizar seu extrato, clique em “Imprimir” e, na sequência, selecione “Salvar como PDF”.

O extrato bancário serve como uma espécie de histórico financeiro da sua conta. Dessa forma, você tem controle de todas as movimentações financeiras realizadas na conta bancária. Nele, constam informações detalhadas sobre as transações como data, valor e descrição, auxiliando no seu controle financeiro.

Esse documento atesta uma transação financeira realizada, comprovando que um pagamento foi efetuado e recebido.

O Banco Central (BC) voltou a disponibilizar um site para a consulta de dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras. Desde a meia-noite desta segunda-feira (14), é possível fazer a pesquisa no Sistema Valores a Receber (SVR) por meio do endereço — valoresareceber.bcb.gov.br.