Como saber quem emitiu um boleto?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Caso o boleto tenha sido emitido por Pessoa Jurídica basta realizar uma busca na internet ou então pelo site da Receita Federal para obter o endereço, telefone e e-mail da empresa. Há alguns bancos que também mostram o endereço do emissor e pagador pelo DDA, o que pode facilitar a descoberta da origem da cobrança.

O que fazer nessas situações? Tanto nos casos onde há cobrança indevida por dívida já paga ou por ter havido fraude, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com a empresa e explicar a situação. Anote todos os números de protocolo dos canais de atendimento.

Procure pela opção de “Acesso à conta” ou “Internet Banking” e faça login com as suas credenciais de acesso. Na área de “Conta Corrente” ou “Extrato”, procure pela opção de “Boletos Emitidos” ou “Boletos Registrados”. Selecione o período desejado para a consulta e verifique os boletos emitidos no seu CNPJ.

Como saber se o boleto é falso?

  1. Fique atento a valores fora do comum. ...
  2. Atenção aos dados dos boletos bancários. ...
  3. Verifique o código de barras. ...
  4. Verifique se todos os dados batem na hora de pagar o boleto. ...
  5. Desconfie de boletos repentinos que chegam por email ou SMS.

Os números contidos nos campos: Agência, Código cedente e Nosso número devem de alguma forma estar contidos na linha digitável, independente do banco emitente do boleto e da localização dessas informações na linha digitável.

O DDA (Déficit de Atenção) é um distúrbio que tem como principais características a falta de concentração em atividades rotineiras e, em alguns casos, a impulsividade.

O banco onde você paga o boleto (que oferece o DDA) não é responsável pelos boletos que aparecem lá. A responsabilidade é do banco emissor e, em última instância, da empresa ou organização que solicitou a emissão do boleto. E você pode obter essas informações na própria tela do DDA.

Busque pelo emissor
Antes de qualquer atitude, busque entrar em contato com a instituição responsável pela emissão do boleto bancário e informe os motivos pelo qual deseja anular o documento.

Toda pessoa que é cobrada por uma divida indevida tem direito de buscar todos os meios para cessar essa abusividade, seja através do PROCON, seja através do poder judiciário. Além o pedido de cancelamento da cobrança é possível pedir uma indenização por danos morais.

É possível saber quem pagou o boleto? Ao enviar o boleto para outra pessoa pagar, não tem como rastrear quem pagou. Você precisaria de um boleto identificado pra isso.

É a funcionalidade que lista os boletos* emitidos contra o seu CNPJ em um só lugar! Então é possível visualizar os boletos a vencer e vencidos emitidos contra o seu CNPJ. Além disso, quando ativada, ela avisa quanto aos boletos que estão para vencer para ser possível realizar os pagamentos até a data correta.

Você pode gerar boletos de duas formas: por meio de uma instituição financeira ou plataforma de cobrança. Para isso, basta ser correntista do banco ou criar uma conta em uma plataforma que ofereça o serviço de emissão de boletos. Geralmente, é possível realizar a operação por meio do internet banking ou aplicativo.

E como registrar o boleto? O pagamento com boleto registrado é feito no sistema do banco de emissão, ou seja, todas as informações que envolvem a cobrança devem ser encaminhadas diretamente para a instituição financeira. Assim, o registro dos dados deve ser obrigatório para a confirmação do pagamento.

A descrição de pagamento geralmente fica no final da transação, antes de finalizar e depois de inserir o valor.

O protesto ou contestação de uma dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos ou Tabelião de Protestos; No caso de boletos bancários, é preciso fazer uma duplicata, antes de ir ao cartório; Após o processo iniciar, o devedor tem até 3 dias úteis para pagar.

Essa taxa é variável conforme a negociação com o banco ou emissor do boleto, mas normalmente varia entre R$ 3,00 a R$ 8,00. Alguns cobram para a emissão, alteração, liquidação e cancelamento do boleto. Já em outros sistemas, como o Fácil123, cobra-se uma taxa única apenas na liquidação do boleto, reduzindo os custos.

Caso já tenha enviado a remessa ao banco, você deverá entrar em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto também no banco, além de removê-lo da remessa.

Como consultar créditos e financiamentos feitos no seu CPF

  1. Faça login no Registrato. No seu navegador, abra a página do Registrato e selecione a opção de login;
  2. Faça a consulta em “Empréstimos e financiamentos” Clique em “Consultar” abaixo de “Empréstimos e financiamentos”;
  3. Gere o relatório.

Atente-se aos nomes no boleto
Boletos registrados em Débito Direto Autorizado (DDA) no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador e que tenham como beneficiário um nome não reconhecido pelo responsável em fazer o pagamento devem acender um alerta.

Boletos registrados em seu CPF que não forem pagos até o vencimento podem impactar negativamente no seu score de crédito.