Como saber quem é o preferido do gato?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele.

Eles costumam lamber outros felinos como sinal de amizade e parceria. Esse comportamento se inicia quando a fêmea lambe seus filhotes que acabaram de nascer, principalmente para remover resíduos do parto. Os gatos adultos que se lambem podem fazer isso mutuamente, ou seja, um fica lambendo o outro.

Esfregando em você, torcendo uma cauda ao redor da perna, miando para dizer “oi”… São algumas das maneiras de como os gatos dizem que eles gostam de você. Retribua o gesto com um momento para acariciá-lo para criar um vínculo mais próximo com ele.

Se sentir seguro
Os gatos são mais vulneráveis a ataques enquanto dormem e eles enxergam nos tutores um sinal de segurança e proteção e podem gostar de dormir sobre eles ou ao lado deles. Se o se pet gosta de dormir em cima de você, isso mostra que ele tem total confiança.

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, quando o gato repousa por muito tempo, ele está transformando as energias negativas.

Ele não gosta muito de você. Grunhidos e rosnados são frequentes - Se sempre que você tenta se aproximar do animal, ele (além de morder e arranhar) também grunhe e rosna para te afastar, é um mau sinal. Significa que ele não confia e nem quer estar perto de você.

Nossa espécie adora gatos, mas o que eles sentem por nós é algo bem mais difícil de identificar. Comparados aos devotos cães, os felinos parecem razoavelmente indiferentes às aflições humanas.

É isso mesmo: além do cheiro, os felinos também conseguem identificar o tutor pelo som da voz. Essa junção de fatores faz com que o gatinho esteja sempre ligado aos seus donos de alguma forma, e a memória felina contribui ainda mais para isso.

Os gatos têm formas distintas de mostrar que estão com ciúmes, mas os comportamentos mais frequentes são: Escondem-se. Perdem o apetite. Mostram-se irritados ou bufam ao seu “rival”

A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles. Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim. Entretanto, existem outras maneiras melhores, menos dolorosas e arriscadas de fazer isso.

Disponha o comedouro dos dois gatos a cerca de pelo menos um metro um do outro, separados pela porta do cômodo reservado ao novato. Vá aproximando os potinhos de comida da porta aos poucos, sempre levando em conta as reações dos dois gatos. Faça isso até que os bichanos estejam se alimentando pertinho um do outro.

No caso de felinos que gostam de dormir mais aconchegados, uma cama redonda e pequena já atende à necessidade. Alguns gatos gostam de caixas de papelão para dormir. Isso é um caminho para você escolher algo parecido com o material e deixar a cama com a “cara” dele, para torná-la ainda mais confortável.

As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.

Desse modo, gatos dormindo com as pessoas da família é uma prova de amizade, carinho e amor. Assim, o pet mostra que entende que você dá lar, água e comida para ele, sem exigir nada em troca. Ao dormir em seus pés, ele demonstra agradecimento e busca cuidar de quem ama.

Sim, o gato pode dormir no escuro.