Como saber quem é o beneficiário de um boleto bancário?

Perguntado por: sconceicao9 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Todos os boletos precisam ser registrados antes de serem emitidos. Os bancos inserem as informações como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento e valor. No momento do pagamento, serão mostrados os dados do beneficiário.

Pagador ou sacado é a pessoa cujo nome está presente no boleto para pagar a dívida. Algumas vezes, é a pessoa que efetuou o compra, independentemente de ser ela a pagar ou não. No entanto, no caso de inadimplência ou débito, o nome do sacado é que irá para o SPC. O cedente, ao contrário, é quem receberá o pagamento.

Cedente/Beneficiário
Campo em que consta o nome de quem emitiu o boleto e, consequentemente, receberá o pagamento. Em geral, é o titular da conta, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, dependendo do banco.

Após a inscrição da entidade e dentro do prazo de 90 dias, o representante legal deve acessar o aplicativo Coletor Nacional - www.redesim.gov.br - e informar o(s) seu(s) beneficiário(s) final(is) com a geração do DBE (Documento Básico de Entrada) para o CNPJ.

Quem é o beneficiário final para Receita Federal? O beneficiário final é “a pessoa natural que, em última instância, direta ou indiretamente, possui, controla ou influencia significativamente certa entidade ou a pessoa natural em nome da qual uma transação é conduzida”, segundo a Receita Federal.

Para o consumidor final, ele deve procurar o lojista, ou seja, quem emitiu o boleto bancário em primeiro lugar. Outra opção também é entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão daquele boleto bancário.

O DDA é uma ferramenta gratuita oferecida pelos principais bancos do país. O correntista só precisa efetuar o cadastro pelo internet banking uma única vez, depois disso ele passa a ser notificado eletronicamente sobre todo e qualquer boleto que seja emitido em seu CPF.

E como registrar o boleto? O pagamento com boleto registrado é feito no sistema do banco de emissão, ou seja, todas as informações que envolvem a cobrança devem ser encaminhadas diretamente para a instituição financeira. Assim, o registro dos dados deve ser obrigatório para a confirmação do pagamento.

O que é cedente? Sob o mesmo ponto de vista, se por um lado o sacado fica responsável por realizar o pagamento do boleto, por outro, o cedente é quem cedeu o crédito e receberá os recursos referente a prestação de serviços ou venda. Em outras palavras, quem receberá o valor estabelecido após o pagamento do boleto.

Cessionário é a pessoa ou entidade que adquire os direitos de outra, sejam eles de natureza patrimonial ou não patrimonial. Na prática, o cessionário passa a ser o titular dos direitos previamente pertencentes a outra pessoa, conhecida como cedente.

É importante ressaltar que o beneficiário é aquele que recebe o pagamento e o pagador, como o próprio nome sugere, quem vai pagá-lo.

Os dados do Beneficiário, presentes no boleto bancário, identificam a pessoa ou empresa que emitiu o boleto. Se for uma pessoa física, é preciso colocar o nome completo. Se for uma pessoa jurídica é preciso colocar a razão social.

O banco beneficiário é a instituição que irá receber os valores no exterior. Em todas as operações de envio para fora do país, é necessário informar os dados bancários do banco beneficiário. O Beneficiário é a pessoa, física ou jurídica, que receberá os valores da transferência.

adjectivo e nome masculino
Que ou aquele que beneficia de alguma coisa. 2. Que obteve benefício de inventário ou legado de instituição de previdência.

Significado de Beneficiário
adjetivo Que recebe algum benefício; que tem alguma vantagem em relação a outrem; favorecido. Que recebe uma herança, geralmente por inventário; herdeiro.

As informações obrigatórias para cada beneficiário final informado são “nome”, “data de nascimento”, “país de nacionalidade” e “país de residência”. Caso o beneficiário possua residência e/ou nacionalidade brasileira, o CPF também será obrigatório.

O beneficiário pode ser um amigo, vizinho, parente, cônjuge ou até um herdeiro. Há algumas regras a serem levadas em conta.

Os quatro números depois do verificador representam a data de vencimento em quantidade de dias desde a data-base estipulada pelo Banco Central, 7 de outubro de 1997. Os 10 últimos algarismos indicam o valor do boleto, em reais e centavos, tudo junto, sem a vírgula.

Confira os números do código de barras
Os três primeiros dígitos devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto e os últimos dígitos devem representar o valor de pagamento do documento. Além disso, o quarto dígito corresponde à moeda que está sendo utilizada, no caso do real, o número é o 9.