Como saber que tipo de gráfico usar?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Para escolher o tipo de gráfico mais adequado não basta saber se você precisa mostrar uma comparação, distribuição, composição ou relação entre os dados. Dependendo da quantidade de variáveis, pode ser melhor escolher um ou outro tipo de gráfico.

O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal. Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente).

Os tipos de gráficos incluem as diversas formas de representar algumas informações e dados, sendo que os mais importantes são: coluna, linha, pizza e área.

Os gráficos de barras são úteis para resumir variáveis categóricas. Por exemplo, você pode usar um gráfico de barras para mostrar o número de homens e o número de mulheres que participaram de uma pesquisa, ou você pode usar um gráfico de barras para mostrar o salário médio para homens e o salário médio para mulheres.

Use uma Tabela Dinâmica para resumir, analisar, explorar e apresentar dados de resumo. Os Gráficos Dinâmicos complementam as Tabelas Dinâmicas adicionando visualizações aos dados de resumo em uma Tabela Dinâmica e permitem ver com facilidade comparações, padrões e tendências.

Principais tipos de gráficos para a educação básica

  • Gráficos de colunas. O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal (lembra do Plano Cartesiano? ...
  • Gráfico de barras. ...
  • Gráfico de setor (ou circulares) ...
  • Gráfico de linha.

Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de Barras, Linhas ou de Dispersão. Entre estes, deve-se avaliar o que se encaixa melhor à sua necessidade; caso você tenha muitos elementos, os gráficos de dispersão são os mais indicados.

Gráfico de linha
É utilizado em casos que existe a necessidade de analisar dados ao longo do tempo, esse tipo de gráfico é muito presente em análises financeiras.

Os gráficos de linhas são indicados para analisar a evolução de determinado indicador ao longo do tempo. Eles são considerados ideais para verificar tendências nos dados em intervalos iguais, pois os mesmos são exibidos de forma contínua.

Gráfico de barras ou colunas
Talvez o tipo mais comum de gráfico, o de barras ou colunas permite comparar como as pessoas responderam a uma pergunta usando barras que verticais, horizontais ou mesmo empilhadas umas sobre as outras. Seu formato é bastante simples e facilita a comparação de diferentes opções de resposta.

Um gráfico de barras é uma ferramenta de visualização de dados útil e polivalente que representa graficamente os dados usando barras retangulares. Os gráficos de barras podem ser representados horizontal ou verticalmente, empilhados ou agrupados e são perfeitos para mostrar dados em várias categorias.

Para interpretar um gráfico de setores, compare os grupos.

  1. Ao interpretar um gráfico de setores, procure por diferenças no tamanho das fatias. ...
  2. Quando você compara vários gráficos de setores, deve comparar as diferenças no tamanho das fatias para as mesmas categorias em todos os gráficos de setores.

O objetivo de um histograma é ilustrar como uma determinada amostra de dados ou população está distribuída, dispondo as informações de modo a facilitar a visualização da distribuição dos dados. Ao mesmo tempo, ressalta a localização do valor central e da distribuição dos dados em torno deste valor central.

Um gráfico de barras é composto por barras traçadas num gráfico. Um histograma é um gráfico representando uma distribuição de frequência; as alturas das barras representam frequências observadas. Em outras palavras, um histograma é uma composição gráfica de dados usando barras de diferentes alturas.

Assim, a maior diferença entre eles é que o gráfico de barras possui espaços entre as colunas e o histograma não. Isso acontece pelo tipo de informação que cada um deve representar.

Os gráficos dinâmicos são parecidos com os gráficos normais. A única diferença é que eles mostram os dados de uma tabela dinâmica. Para estes casos você também poderá escolher o tipo, o desenho e o estilo que melhor representa os seus dados.

O que é um gráfico de evolução? Um gráfico de evolução é uma representação visual que mostra o volume de trabalho restante num projeto, em comparação com o tempo atribuído para o fazer.

Depois de criar um gráfico,você pode alterar a série de dados de duas maneiras: Use a caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados para editar os dados em sua série ou reorganizar-os em seu gráfico. Usar filtros de gráfico para mostrar ou ocultar dados no gráfico.

Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma linha em um relatório paginado. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Os gráficos de pizza costumam ser usados para representar dados de amostra — com pontos de dados pertencentes a uma combinação de diferentes categorias. Cada uma dessas categorias é representada como uma “fatia da pizza”.

Os gráficos mais adequados para revelar distribuições de variáveis categóricas são gráficos de barras ou de colunas. Estes gráficos servem para apresentar a distribuição de frequências (absolutas ou relativas) de variáveis categóricas.