Como saber que o creme de leite estragou?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

O creme de leite, ao talhar, fica com uma consistência granulada e gordurosa. Porém o creme de leite azedo, estragado, tem alterações não só na aparência como também no sabor, o que indica que não está próprio para consumo.

Veja se o leite está amarelado ou com um tom encardido.
Sirva um pouco em um copo transparente e segure-o contra a luz. Se o leite estiver bom, terá uma cor branca e límpida. Mas, se estiver estragado, você verá um tom amarelado ou escurecido.

Sabemos que ele talha quando ele não está mais homogêneo, isto é, sua aparência fica com grumos. Então a parte líquida separa da gordura, e essa gordura que fica granulada. Isso acontece quando você coloca o creme de leite em contato com algum ingrediente ácido.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

O creme vencido também é funciona muito bem na remoção de manchas no chão. Você pode usá-lo para limpar manchas de piso de vinil ou piso de linóleo. Além disso ele funciona como uma cera, que lustra e dá brilho às partes desgastadas, seja ele laminado, encerado ou vitrificado.

14 meses

A validade do creme de leite é de 14 meses na lata de aço, contra 6 meses na caixinha, segundo a Nestlé.

Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos

  • Barra de chocolate. Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
  • Café ...
  • Farinha. ...
  • Iogurte. ...
  • Macarrão e arroz.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Leite azedo X leite estragado
O leite pode ficar azedo pelo tempo que ficou na geladeira ou até mesmo se o leite fresco foi misturado com uma substância ácida, tal como limão ou vinagre. Mas se o leite ficou exposto a uma fonte de calor por muito tempo, é sinal de que ele estragou.

Seria possível identificar quantas vezes o leite foi reembalado por meio de números inscritos embaixo das caixas. Segundo a mensagem, esses números podem variar de 1 a 5, e o ideal seria comprar até o número 3, porque acima disso a qualidade do leite estaria ruim.

O leite envasado nas caixinhas cartonadas passa por esterilização, em um sistema conhecido como ultra alta temperatura – UAT (do inglês ultra high temperature – UHT), enquanto o leite de saquinho passa pelo processo de pasteurização.

Como saber se o creme de leite talhou
É visualmente fácil perceber que o creme de leite talhou. Sua aparência fica gordurosa com uma parte muito líquida separada ou levemente granulado.

Ele engrossa molhos, vai no estrogonofe e pode ser aquecido sem problemas e sem risco de talhar. O creme de leite fresco serve também para fazer chantilly.

Por que não pode ferver o Creme de Leite? Isso é um mito associado ao momento que o Creme de Leite talha ao adicionar uma substância ácida na receita, portanto, você pode fervê-lo sem problemas!

Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter uma data de validade.

A utilização de soluções para lentes de contacto após a data de validade pode ser perigosa, uma vez que as lentes de contacto podem ficar contaminadas e levar a um acúmulo de bactérias ou mesmo a uma infeção ocular.