Como saber que o carregador é bivolt?

Perguntado por: amatos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Para saber se um carregador é bivolt, você deve verificar a informação no carregador de parede, que vai na tomada. Através dele é possível saber se o carregador é bivolt ou não. O cabo USB ou o dispositivo que está sendo carregado não interfere nessa questão da voltagem.

Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

A informação da tensão necessária pode ser encontrada em uma etiqueta ou no próprio corpo do aparelho. Por exemplo, uma escova secadora bivolt pode ter a inscrição “127V” ou “220V” no cabo de alimentação ou na própria carcaça do aparelho.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.

Um técnico em eletricidade (electrical technician), provavelmente fará o teste usando um voltímetro (voltimeter). Ele colocara os dois terminais do medidor na tomada (socket) e fará a leitura da voltagem. Mas você pode usar um abajur (desk lamp).

O jeito certo de checar a voltagem é com o uso de um voltímetro. A ferramenta dispõe de dois terminais, que são colocados na tomada. Depois, basta efetuar a leitura da voltagem.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

A maioria dos telefones suportam 5 V/2,4 A. Portanto, para carregamento rápido você procura algo que aumente a voltagem em 5 V, 9 V ou 12 V, ou eleve a amperagem a 3 A ou mais.

Aparelhos bivolt têm a possibilidade de serem ligados tanto a circuitos elétricos de 127V quanto aos de 220V. Eles possuem um sistema de automatização da troca de voltagem, por meio de um transformador interno que há no aparelho.

Para dispositivos menores, o USB 3.0 padrão sai em um nível de 5V / 1A. A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A. Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

Certifique-se que o celular é compatível com a corrente elétrica da sua região. Periféricos de 100~240 volts conseguem se adaptar à correntes diferentes, mas se seu carregador vem de países com voltagem específica (por exemplo, dos Estados Unidos, com 110 volts), ele detonará em qualquer corrente maior do que isso.

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

O que é a tomada bivolt? A tecnologia bivolt significa que a máquina opera em duas voltagens, sendo que o aparelho pode ter uma chave seletora ou se adequar automaticamente à tensão da fonte de energia em duas faixas distintas, fixas e específicas.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

127V ou 220V

O aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V. Então, dependendo do lugar que estiver, é possível ajustar. É bom ficar sempre atento a isso!

Bárbara Bivolt (São Paulo, 27 de novembro de 1994) é uma cantora, compositora e modelo brasileira de R&B. e teve contato com a cultura hip-hop desde os 15 anos, quando começou a participar de batalhas de rima em São Paulo.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V. Então, o que é um produto bivolt? Para essa pergunta, a mesma explicação: são eletrônicos de dupla voltagem, que contam com transformadores de voltagem em sua estrutura.

Graças a empresa Redfish Instruments foi lançado o aplicativo iDVM. Um aplicativo que é conectado a um multímetro via. Agora é possível medir a corrente de qualquer circuito elétrico, ou sua voltagem, usando um aparelho seguro e vendo os resultados direto no seu celular.

Tomada vermelha: É uma versão utilizada para identificação de circuitos com tensão diferente, ou seja, para facilitar a diferenciação de circuitos. Comumente as pessoas usam as tomadas vermelhas para circuitos 220V, mas isto é apenas para diferenciar.

4400 W

Tomadas de 20A
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W. Também é preciso tomar cuidado com a espessura dos fios condutores da tomada: se forem cabos muito finos pode acontecer sobreaquecimento desse cabo.