Como saber que o bacalhau está estragado?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Procure defeitos perceptíveis: fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue. Não compre: caso o bacalhau apresente manchas vermelhas ou pó fino cinzento, branco ou amarelo. Nesses casos, é sinal de armazenagem incorreta.

Se armazenado em refrigeradores entre 5 e 15º C, prazo de validade de 6 meses; E depois de dessalgado e congelado, prazo de validade de 12 meses.

A cor da carne pode variar de branco até amarelo-palha (cor mais clara não significa qualidade), mas descolarações, manchas prateadas ou vermelhas podem indicar má conservação. É possível comprar o bacalhau seco e salgado ou já dessalgado e congelado.

Para retirar o cheiro de bacalhau da geladeira, faça uma solução de água e vinagre de vinho branco, conforme o passo a passo, e esfregue bem cada parte com uma esponja macia. Use um pano limpo com água para retirar o produto, após limpar bem a geladeira.

O vinagre também pode servir como um ótimo desinfetante natural nesses casos! Assim como no caso do limão, enquanto você prepara o peixe coloque em uma panela a mistura de 3 partes de água para 2 de vinagre branco. À medida que o vinagre for fervendo, ele irá absorver o cheiro desagradável exalado durante o preparo.

Resposta verificada por especialistas
Podemos dizer que isso ocorre devido a ação do sal no bacalhau, de modo que o sal que é o NaCl é uma molécula que sempre retém muita água para ela, assim as bactérias perdem água para o sal nesse ambiente, logo não conseguem sobreviver sem água.

O Bacalhau salgado e seco deve ser guardado dentro da geladeira, e o local ideal é a gaveta de legumes e jamais dentro do freezer ou à temperatura ambiente; o bacalhau salgado e seco pode ficar na geladeira por até 3 meses.

Caso o bacalhau seja preparado ao forno ou na brasa, faça um pré-cozimento. Para isso, coloque o peixe em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos. Para intensificar o gosto do bacalhau, tempere-o com azeite e ervas ou imerso em leite e deixe descansar por pelo menos duas horas.

Assegure-se que o bacalhau não apresenta manchas vermelhas, ou de sangue, na carne. Se necessário disperse um pouco o sal para averiguar isso mesmo. Para mais, a presença de um pó muito fino, variando na coloração entre o branco, cinza e amarelo, adverte-nos para problemas de conservação.

Para isso, é necessário colocar o bacalhau em uma vasilha de vidro com água gelada filtrada, de modo que ele fique totalmente imerso. Encha outro recipiente com o mesmo volume de água e deixe na geladeira resfriando.

Será que pode congelar bacalhau salgado? A resposta mais curta é não, não é recomendado congelar bacalhau salgado em hipótese alguma. E a razão para isso é bem perceptível, uma vez que o peixe já passou por um processo de salga e seca considerado “agressivo”.

Fique atento à presença de bolor, causado pelo excesso de umidade ou calor excessivo. Procure defeitos perceptíveis: fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue. Não compre: caso o bacalhau apresente manchas vermelhas ou pó fino cinzento, branco ou amarelo.

Já as principais fraudes, ou seja, peixes que são rotulados e/ou vendidos como bacalhau sem de fato serem, são: Pollachius virens (pode ser identificado comercialmente como Saithe), Molva molva (identificado comercialmente como Ling) e Brosme brosme (identificado comercialmente como Zarbo).

R$78,00

BACALHAU SAITHE SECO SALGADO A QUILO R$78,00 KG.

O odor forte, como “peixe podre”, pode ser vaginose, uma infecção causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella vaginalis. “Essa bactéria faz parte da vagina e cresce quando ocorre o desequilíbrio dos lactobacilos”, alerta Ambrogini.

O cheiro característico lembra o peixe podre, lixo, chorume ou até mesmo ovos podres. A força e a presença do odor variam muito com o tempo.

1. Odor das partes genitais da mulher quando não esta não toma banho. Mariana é conhecida no bairro por exalar cheiro de bacalhau.

É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.