Como saber que não estamos bem psicologicamente?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

O mais importante é buscar ajuda especializada sempre que você ver que vários dos sinais listados abaixo estão presentes na sua rotina, de forma persistente:

  1. sono que não é reparador.
  2. cansaço persistente.
  3. instabilidade de humor.
  4. dificuldade para se concentrar.
  5. lapsos de memória.
  6. insônia ou excesso de sono.
  7. falta de motivação.

Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.

De problemas socioeconômicos a perdas repentinas, passando por más condições de trabalho, traumas na infância, relações tóxicas, mudanças significativas na rotina, uso de substâncias psicoativas e outros, muitos são os fatores que influenciam o surgimento das desordens mentais.

Estar com o psicológico abalado diz muito sobre estar em busca de um equilíbrio emocional e físico, que as vezes pode resultar em uma busca constante e cansativa, e que pode afetar até mesmo as crianças.

O esgotamento psicológico é um termo que pode ser confundido com a fadiga, embora tenham certas diferenças. A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Sintomas do cansaço físico e mental

  • Ansiedade. O cansaço físico e mental, seja em virtude do trabalho excessivo ou da dificuldade em lidar com as responsabilidades, eleva os níveis de cortisol no corpo, o que agrava a sensação de estresse. ...
  • Depressão. ...
  • Insônia. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Falta de concentração. ...
  • Dores no corpo.

Várias coisas podem abalar o emocional de uma pessoa. Situações estressantes, traumas, relacionamentos tóxicos, fracasso, problemas de saúde, conflitos profissionais, situações de violência, baixa autoestima, incerteza acerca do futuro, morte de um ente querido…

A depressão é uma doença silenciosa e que tem como um dos ingredientes a tristeza. No entanto, existe ainda um vasto conjunto de sintomas que pode sentir, como: sonolência, perda de apetite, sentimentos de culpa, dores no corpo, insónias, falta de energia e ainda falta de concentração.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Atualmente, as mais comuns são a depressão, ansiedade, estresse e dependências químicas”, detalha. “Nosso estilo de vida contribui muito para o aparecimento das doenças da alma.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Como identificar um Transtorno Mental

  1. Mudanças de humor repentinas;
  2. Mudanças no comportamento;
  3. Dificuldade em se concentrar;
  4. Dificuldade em raciocinar;
  5. Problemas em expressar ideias;
  6. Dificuldade em conviver com outras pessoas;
  7. Entre outros.

O que é fragilidade
Afinal, o que é ser emocionalmente frágil? Uma pessoa com emoções frágeis tem dificuldades em gerenciar as emoções, se desestabilizando mesmo com pequenas preocupações. “Alguns teóricos consideram a fragilidade como algo quebradiço”, diz a profissional.

Entre os comportamentos típicos, pessoas depressivas tendem a se desinteressar por coisas que gostavam de fazer, ficam com uma sensação de tristeza, têm insônia ou dormem demais, além de fadiga ou fome excessiva, cansaço excessivo, ganho ou perda de peso, apatia, sentimento de culpa, falta de concentração e, em casos ...

Você é inquieto e não consegue se concentrar
Ansiedade e agitação também podem ser sintomas de depressão leve, interferindo no trabalho e na vida pessoal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, perda de concentração e atenção distraída são típicas para pessoas que sofrem de depressão.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.