Como saber que está chegando o dia do parto?

Perguntado por: rfigueiredo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

SINAIS QUE AVISAM QUE O DIA DO PARTO CHEGOU

  1. Contrações. As contrações de Braxton Hicks, também chamadas de "contrações falsas", podem ocorrer a partir da 29ª semana de gravidez. ...
  2. Dor no abdômen ou nas costas. ...
  3. Estourar a bolsa ou soltar água. ...
  4. Perda do tampão mucoso. ...
  5. Dilatação do colo do útero.

Quando se aproxima a hora do parto a gestante pode sentir a barriga endurecer e ter contrações que não duram muito tempo. Antes de sair para a maternidade, a recomendação é tomar um banho, repousar e observar se estas contrações se mantém e se são fortes e regulares.

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

Menos azia e sensação de alívio no estômago; Aumento da vontade de ir ao banheiro devido à pressão na região pélvica; Dificuldade para caminhar ou sentar-se confortavelmente; Sensação de movimentação das pernas do bebê na parte superior da barriga.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos da gravidez já terão passado.

  1. Desconfortos gastrointestinais. ...
  2. Inchaços, câimbras e varizes. ...
  3. Problemas de pele. ...
  4. Costas e virilhas doloridas. ...
  5. Insônia e dificuldades para dormir. ...
  6. Falta de ar. ...
  7. Muita vontade de fazer xixi. ...
  8. Contrações de treinamento (Braxton Hicks)

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

Faça contração muscular para interromper o fluxo e avalie
Se o fluxo parar, o que está saindo pode ser urina que acaba saindo involuntariamente pela pressão do útero sobre a bexiga. Se o fluxo não parar mesmo com a contração muscular, as chances de ser líquido amniótico são maiores.

Ao sentir a barriga baixar 4 cm e com pressões frequentes na parte interna do ventre. Entre a 36ª e a 38ª semana, faça consultas quinzenais.

Antes de induzir as contrações do útero, é preciso afinar o colo do útero (apagar) e deixá-lo pronto para abrir (dilatar) para que o bebê possa sair. Diversas técnicas podem ser usadas para ajudar no afinamento e dilatação do colo do útero: Uma prostaglandina (como misoprostol) pode ser administrada por via vaginal.

Portanto, é importante que a mulher não se apavore quando surgirem os primeiros sinais, ela terá tempo suficiente para se organizar e chegar ao local do parto. Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.

Para as mamães de segunda viagem, tudo fica mais fácil, pois os músculos da barriga já estarão mais flácidos, e o bebê poderá se mexer com mais facilidade. Este pode ser o momento perfeito para você se informar sobre a oportunidade de coletar o sangue de cordão.

Os médicos definem que um bebê está encaixado quando a cabecinha (ou o bumbum) entra dentro da bacia óssea da mãe e fica fixo na pelve da mulher, sem ficar mais se movendo com tanta liberdade.

Cuide da alimentação. Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Como fazer a bolsa estourar mais rápido?

  1. Movimente-se. A atividade física pode fazer a bolsa estourar mais rápido. ...
  2. Faça massagens. Uma massagem na barriga ou na região lombar pode aliviar a dor e estimular as contrações.
  3. Use uma bola de parto. ...
  4. Tenha uma alimentação saudável. ...
  5. Hidrate-se. ...
  6. Busque relaxar.

O corrimento vaginal normal(leitoso), as vezes chega a ser tão intenso que dá impressão da paciente estar perdendo líquido. Geralmente ele é notado somente na calcinha. O líquido amniótico geralmente vem acompanhado de grande perda líquida, sendo que a paciente nota- se molhada ( calcinha, roupas, chão).