Como saber que a tatuagem está cicatrizada?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Geralmente, nesta fase ainda existe uma camada de pele morta sobre a tatuagem e isso faz com que o desenho perca um pouco de seu cor, mas assim que sua tatuagem estiver totalmente cicatrizada você notará o resultado final de todas as cores.

Durante o processo de cicatrização, é comum as tatuagens pretas ficarem esbranquiçadas. A tatuadora explica que isso ocorre devido ao ressecamento das células mais superficiais da nossa pele, o que deixa mais evidente esse tom de branco contrastando com as camadas mais profundas, nas quais a tinta foi aplicada.

Depois de, aproximadamente, uma semana, a casquinha cai naturalmente, e lá estará seu desenho, lindo e perfeito! Daí em diante, é só hidratar, curtir e não esquecer do protetor solar!

Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.

Se a hidratação não é suficiente, a pele fica suscetível à descamação e sensibilidade, o que pode gerar rachaduras, e até mesmo o desenvolvimento de feridas.

Geralmente, nesta segunda fase da cicatrização da tatuagem pode surgir a aparição de prurido em sua tatuagem. Além disso, as crostas já estão bem formadas e, provavelmente, estão começando a descamar. Este processo vai continuar durante cerca de uma semana e, é essencial que você não remova.

O segredo está no QUENTE x FRIO! Para acelerar o processo de cicatrização da sua tattoo você só precisa de água quente, em temperatura suportável ao toque, (não vai se queimar, né), água fria na temperatura “baixa febre” e mais um pouquinho daquela sua coragem que encarou as agulhas.

Óleo de coco, pantenol, manteiga de karité e glicerina são ativos que figuram como boas opções para a hidratação da cútis. Além disso, já existem cremes formulados especialmente para cobrir as tatuagens. Eles carregam substâncias que realçam as cores e evitam que a tattoo desbote.

Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica
Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo”, esclareceu.

- Não gere atrito ao lavar com sabonete; - Deixe secar ao ar livre depois de lavar, ou dê leves batidinhas com a tolha; - Lave 3 vezes ao dia, no mínimo; - Aposte em cremes com ativos cicatrizantes para proteger, hidratar e aliviar a coceira.

É um processo muito particular de cada pessoa, porém, pensando de modo geral, ela começa a descascar ao final da primeira semana do pós tattoo, o que vai acontecer durante 3 a 4 dias.

é normal que a tatuagem recente descasque, faz parte do processo. Se você puxar as casquinhas, é possível que a tinta saia junto, levando à necessidade de um retoque mais tarde”, atentou.

Após cerca de 1 semana é natural que surja uma sensação constante de coceira no local da tatuagem, que é causada pelo surgimento das casquinhas que deixam a pele mais seca e coçando.

O ideal é não utilizar cremes hidratantes, e sim passar pomadas na tatuagem descascando para proteger, hidratar a região e aliviar a sensação de coceira. A maioria dos tatuadores recomenda uma pomada para ajudar na cicatrização, e as mais indicadas são Bepantol ou Nebacetin.

Não coçar, não arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização e evitar a exposição ao sol (aplicar filtro solar sempre que necessário). As tintas de tatuagens podem ser tóxicas para a pele? Sim. Algumas tintas podem conter traços de metais nocivos para a saúde, tais como o cobalto e o mercúrio.

Perda de tinta nas primeiras horas: principalmente nas primeiras horas após a realização, a tatuagem vai naturalmente liberar tinta. Para mantê-la em bom estado, deve-se lavar a área com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia, bem como trocar os curativos recomendados pelo tatuador profissional.

A tatuagem pode inflamar por diversos fatores, sendo os 3 principais, a falta de assepsia adequada pelo tatuador, ingestão de alimentos contraindicados e a exposição ao sol antes do período de cicatrização. Após tatuar, é comum sentir dor e febre no local por 2 ou 3 dias.