Como saber que a pessoa é fofoqueiro?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Significado de Fofoqueiro
substantivo masculino Quem faz fofocas, mexericos; mexeriqueiro. Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém. Quem conta os segredos que lhe foram confiados; falso.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

Não faça nada. Talvez você morra de vontade de confrontar o fofoqueiro, mas, algumas vezes, a melhor reação é ignorar o boato. Basta pensar um pouco: a pessoa não teve a consideração de falar tal coisa na sua cara, portanto, por que você deve ter a consideração de dar mais corda para o assunto?

A melhor forma que a pessoa tem para se proteger é se afastar de situações em que ela perceba que realmente o objetivo daquela comunicação é deturpar a imagem de alguém. É se resguardar ou pelo menos tentar evitar estar envolvido em conversas com esse tom mais desagradável.”

Afastar um fofoqueiro específico
Pegue uma espada-de-são-jorge e faça nela três cortes. Depois, diga a seguinte frase: "Corta mironga, corta formigueira; leva para longe de minha vida essa pessoa fofoqueira". Repita essa frase três vezes e, ao final, pronuncie o nome da pessoa que está fofocando sobre a sua vida.

Mulher intrometida e fofoqueira: 1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Pode ser uma pessoa carregada de necessidades sociais e emocionais ainda não compreendidas. Ora, a fofoca é algo relativamente natural na vida humana, mas deixa de sê-lo na medida em que passa a afetar de maneira considerável e negativa a vida do indivíduo e daqueles que vivem ao seu redor.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Yuval Noah Harari
Nesse sentido, a fofoca desempenharia um papel na manutenção da coesão e conexão social, por ser uma forma de compartilhar histórias sobre outras pessoas. Além disso, a boataria pode ser um meio de transmitir normas e reforçar a conformidade em um grupo.

"Reclamar e falar mal pode ser um forma de inveja, que acaba minando a nossa confiança e ego”, adverte Nicci Roscoe, de The Mind Makeover Artist. "Essa prática pode dominar a sua vida se você permitir e o estresse que isso traz resultará em falta de sono e exaustão, o que pode afetar o seu trabalho e vida pessoal”.

Mantenha a calma, procure a fonte do problema, defenda-se respeitosamente e concentre-se em ser a melhor versão de si mesmo. Com essas estratégias, você pode enfrentar a fofoca e os comentários negativos com confiança e respeito próprio. O QUE FAZER QUANDO AS PESSOAS FALAM MAL DE VOCÊ?

Art. 138. Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.