Como saber que a paixão acabou?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos
  • Acabou a confiança mútua. ...
  • Não há sinais de cumplicidade. ...
  • O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  • Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  • Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  • O sexo também é danoso. ...
  • O amor acabou.

Paixão vem de pathos (patologia), pelo que se trata de um processo obsessivo idêntico à "loucura". Quem está apaixonado só na presença do objeto da paixão é que encontra satisfação. Esse estado irracional é, sem dúvida, uma das causas do frequente fim de relações quando saem do pico da paixão.

Pode acontecer de uma circunstância externa estar causando o distanciamento do casal e dar a entender que o amor acabou. Talvez um problema financeiro, a interferência de terceiros na relação, entre tantos outros motivos.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Para recuperar a paixão do casal comece pelo simples gesto de olhar nos olhos da pessoa que você deseja, o contato visual cria um clima de confiança e intimidade entre os dois. Ou seja, esse gesto produz proximidade. Desfrute do prazer de beijar seu parceiro.

As fases de um desgosto de amor
O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Tentem adequar os ritmos, aprendam a conviver com os amigos e com a família do outro, não se descuidem do desejo sexual e da excitação do parceiro. E não se esqueçam: é possível amar, ter sexo excitante e muita paixão, seja qual for o tempo do relacionamento.

Cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar

  1. Faça algo novo pelo menos uma vez por mês. Publicidade. ...
  2. Use um pouco de criatividade no sexo. ...
  3. Ofereça prendas só porque sim. ...
  4. Passe algum tempo longe. ...
  5. Alimente o contacto físico.

“A paixão, do ponto de vista do cérebro, se assemelha a uma espécie de demência temporária, hipermotivacional, com características de estresse, obsessão e compulsão” explica. A boa notícia é que do ponto de vista científico, ela é sempre passageira e tende a durar no máximo de 12 a 18 meses.

Quais são os sinais de que o amor acabou? A primeira etapa dessa montanha-russa de sentimentos é identificar se, de fato, o amor sumiu na relação. Afinal, pode ser que o casal esteja vivenciando uma crise facilmente contornável — quando há interesse mútuo em fazer com que isso aconteça, claro.

Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal. Glândulas e neurotransmissores são responsáveis pelas mudanças do corpo e da mente nessa fase.

6 sinais de que o relacionamento acabou

  1. Falta de expectativas no casal. ...
  2. Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) ...
  3. Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. ...
  4. Vocês discutem muito. ...
  5. Existe uma falta de interesse. ...
  6. Falta de apetite sexual. ...
  7. Você pensa que ficaria melhor sozinho(a)

Tenha calma, dê tempo ao tempo. Ele é capaz de curar todas as dores, pois permite que você acalme suas emoções, reestruture sua base e encontre o aprendizado por trás de tudo. Dê um tempo para se equilibrar emocionalmente e para a outra pessoa também digerir a situação.

Segundo alguns autores, esta sensação de desejo incontrolável pelo outro pode durar alguns anos. É por volta dessa época que é observada uma redução dos hormônios do desejo. No entanto, esta queda ocorre juntamente com o aumento de outro hormônio, conhecido como o do amor, a oxitocina.

"Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses. A média é de dois anos.

Reflita sobre a situação atual do seu relacionamento, ainda mais se passar por essas coisas com frequência. Gostar de outras pessoas e achar que isso não faz mal algum é uma coisa; porém, ficar sempre apaixonado por quem não está disponível são outros quinhentos (e, nesses casos, você deve refletir bastante).

Os perigos de uma paixão fulminante e exagerada
Pode ser perigoso porque pode ser uma paixão possessiva a um ponto insuportável. Muitas pessoas só se apaixonam desse modo, como o Laerte, por exemplo, e começam a controlar a outra até tornar inviável a relação.