Como saber que a hemorroida está inflamada?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Quais os sintomas de hemorroidas?

  1. Coceira ou irritação ao redor do ânus.
  2. Dor ou desconforto na região anal.
  3. Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).
  4. Sensação de inchaço ou pressão na região anal.
  5. Protuberâncias na região anal, que podem ser sensíveis ao toque.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Crise de hemorroida
Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar.

A trombose hemorroidária externa é um nódulo doloroso na margem do ânus, de cor arroxeada, normalmente de início súbito e é popularmente conhecido como “crise de hemorroida”.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

Um dos primeiros sinais de uma hemorroida inflamada é o inchaço na região anal. O aparecimento de uma “bolinha” rígida, que fica mais sensível após a evacuação e costuma causar um certo incômodo ao longo do dia.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Diagnóstico de hemorroida
A doença hemorroidária pode ser diagnosticada no próprio consultório médico, com exame físico da região anal. O profissional também pode solicitar uma anuscopia, exame rápido e indolor em que um tubo fino é inserido no reto. Exames complementares podem ser solicitados.

A anoscopia é indicada para a visualização das hemorroidas internas. O anoscópio deve ter aberturas nos quadrantes laterais. Quando bem articulado pelo médico, este tipo de anoscópio permite que o tufo hemorroidário preencha a extremidade biselada da extremidade do anoscópio e seja devidamente avaliado.

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada.

Proctan é uma pomada formulada com 4 ativos que, quando combinados, proporcionam alívio rápido dos sintomas da hemorroida, tais como inflamação, coceira, dor, sangramentos e saliências.

Se você está fazendo uma dieta para hemorroida, evite alimentos gordurosos, uma vez que podem irritar e inflamar o cólon e atrapalhar o trânsito intestinal. Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles.

Cavalinha. A infusão feita com cavalinha é um excelente remédio anti-inflamatório para a hemorroida. Para prepará-la, basta usar cinco gramas da planta para cada 100 ml de água – também é recomendada para lavagens, uma vez que alivia a inflamação da hemorroida.

O gelo local é utilizado nas primeiros 24 a 48 horas do inicio dos sintomas. Deve aplica-lo várias vezes ao dia como o objetivo de diminuir o inchaço da hemorroida. O gelo também auxilia no controle da dor. Sempre lembrando de cobrir o gelo com uma compressa ou toalha para não lesionar a pele da região perineal.

Uso retal (via ânus) – Doses
doses em termos de Nimesulida. Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes por dia. Limite de dose para adultos: 400 mg por dia. Idosos: são mais propensos aos efeitos adversos do medicamento.

As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus e são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

O correto é se lavar com água fria ou morna e secar suavemente. Uma boa opção são os banhos de assento feitos apenas com água morna três vezes ao dia. Ao melhorar a circulação no local, a pressão dentro da hemorroida se reduz, aliviando a dor e diminuindo seu tamanho.