Como saber que a gravidez está indo bem?

Perguntado por: lgil4 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Mudança ou ausência de movimentos fetais (o bebê chutando ou virando) por mais de 24 horas após a 20ª semana. Dor de cabeça forte que continua por mais de duas ou três horas. Distúrbios visuais, como embaçamento ou visão dupla. Desmaio ou tonturas (sensação de cabeça leve também pode ser um sintoma normal da gravidez).

5 sinais de que o seu bebê está saudável e se desenvolvendo bem

  1. Trocar as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e ganho de peso contínuo. ...
  2. O bebê fica quieto e atento, pelo menos alguma hora do dia. ...
  3. O bebê se acalma ao escutar música. ...
  4. Contato visual e risadinhas para ter atenção. ...
  5. Dormir por mais horas e o choro diminuir.

Os principais sintomas do aborto retido são:

  1. Corrimento vaginal marrom ou avermelhado;
  2. Ausência de aumento da barriga e do volume uterino;
  3. Diminuição ou ausência dos sinais naturais da gravidez, como sensibilidade nos seios, enjôos.

O que é normal sentir no primeiro trimestre da gravidez?

  1. Aumento da frequência urinária;
  2. Cansaço e sonolência;
  3. Dor nas costas ou no corpo;
  4. Náuseas ou vômitos, principalmente no período matutino;
  5. Alterações no humor;
  6. Retenção de líquido;
  7. Cólica;
  8. Sensibilidade nas mamas.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

MENTIRA! Isso é o que todas as mulheres esperam quando pensam na gravidez, mas nem todas passam pelos sintomas da mesma maneira e nem com a mesma intensidade1. Assim como em cada gestação da mesma mãe os sintomas são diferentes, cada mulher e seu organismo também se comportam de formas diferentes.

O primeiro trimestre , ou primeira fase da gravidez, corresponde a 1ª a 13ª semana. É a fase mais difícil para a mãe e o bebê. “Enjoos matinais, cansaço, alterações de humor, seios sensíveis são um dos sintomas que correspondem ao primeiro trimestre da gravidez.

No primeiro trimestre, o médico recomenda o repouso relativo e alguns cuidados específicos para evitar quadros de hemorragia e o risco de aborto, segundo o Manual de Acompanhamento Pré-natal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

- Manter o romantismo na relação é fundamental. Olhar, tocar, elogiar, ter momentos a dois, como jantares e passeios, são formas de não deixar a relação esfriar. - É fato que o corpo da gestante muda drasticamente, e é comum que ela sinta-se pouco atraente.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

Como dormir bem na gravidez: A melhor posição para dormir é virada para o lado esquerdo. Essa posição facilita a circulação do sangue entre mãe e feto, possibilitando o envio de mais oxigênio e nutrientes para o bebê; Deite-se com a barriga voltada para fora da cama.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.