Como saber que a bombinha acabou?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O jeito certo é testar na água. É necessário tirar a latinha de dentro da capa de plástico e colocar na água. Quanto mais cheia a bombinha estiver, mais fundo ela irá. Se boiar na superfície é porque não há mais medicação ali.

Use um broncodilatador de ação rápida, mais frequentemente em bombinha, de 2-4 jatos por vez, com pausa de 30 segundos entre as doses. Aguarde o efeito da medicação por até 30 minutos.

Ela pode ser usada diariamente e, quando necessário, mais de uma vez ao dia, como ocorre nos casos em que o paciente com asma se encontra em um período de crises frequentes.

Os corticoides também facilitam a proliferação de fungos, o que pode provocar candidíase oral (sapinho). Para evitar o problema, após o uso é recomendado enxaguar a boca com água, fazer gargarejo e cuspir o líquido.

Aerolin® spray é uma suspensão aerossol pressurizada, apresentada em frascos de alumínio com 200 doses, acompanhados ou não de aplicador plástico de polipropileno especialmente desenhado para inalação por via oral.

Recomenda-se o uso de Aerolin® Xarope. Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido de 2 mg (2 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas. Crianças acima de 12 anos: 1 comprimido de 2 ou 4 mg (2 a 4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

Exacerbação da asma: 4 a 8 inalações a cada 20 minutos por até 4 horas, depois a cada 1 a 4 horas, conforme necessário. Terapia crônica: até 200mcg, 4 vezes/dia. Dose máxima: não exceder 4 vezes/dia.

A bombinha é um inalador dosimetrado que dispara a medicação necessária para pacientes com doença respiratória de forma eficiente. A medicação fica armazenada dentro de um recipiente pressurizado que, quando acionado, libera partículas muito pequenas que são inaladas pelo paciente.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

Em relação à duração da crise de asma, não há um padrão definido. Essas manifestações agudas podem durar poucos minutos, horas ou até dias. Isso depende do tipo de asma, severidade dos sintomas e eficácia do tratamento administrado, entre outros fatores associados às causas da doença.

Uma crise de asma pode começar subitamente com sibilos, tosse e falta de ar. Outras vezes, a crise pode surgir lentamente, com piora gradual dos sintomas. Nos dois casos, as pessoas com asma, no geral, sentem inicialmente falta de ar, tosse e pressão no tórax. A crise pode durar apenas alguns minutos, horas ou dias.

Manter-se hidratado com muitos líquidos, como água, suco e chá, pode ajudar a aliviar os sintomas da asma.

Não é recomendado colocar a bombinha diretamente na boca, pois isso reduz a quantidade de medicamento que chega aos pulmões. O uso dos espaçadores acoplados à bombinha é fortemente recomendado. Além de facilitar a técnica de uso, o espaçador permite que mais medicamento chegue aos pulmões.

O soro fisiológico não é uma medicação: não tem efeito broncodilatador, anti-inflamatório ou antibiótico. Ele é apenas o veículo usado para diluir os medicamentos. Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro.

Você sabe usar a bombinha ?

  • Diminui a deposição da medicação na orofaringe: como bochecha, céu da boca e gengiva, evitando efeitos adversos como: boca seca, aftas e “sapinho”.
  • Com o espaçador ocorre uma maior deposição das partículas inaladas nos pulmões, permitindo melhor absorção e garantindo tratamento mais eficaz.

Para testar seu inalador adequadamente, retire a latinha da medicação da capa de plástico e coloque-a em uma vasilha com água. Quando o dispositivo está cheio ele afundará na água, e quando vazio boiará, como mostra a figura.