Como saber quantos watts por metro quadrado?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

Quanto maior a metragem, mais luz será necessária.
Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento).

O refletor LED 100W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros.

Por isso, para explicar de maneira simples quantos watts usar no quarto, vamos usar esse modelo de referência. Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m². Já o plafon LED de 24W, por exemplo, é adequado para locais de até 16m². Faça a metragem do seu espaço e descubra quantos watts o local precisa.

Essa grandeza pode ser medida por um aparelho chamado luxímetro, mas ela não é igualmente distribuída em todo um ambiente, sendo necessário estabelecer uma média. Existem valores considerados mínimos de iluminância de acordo com as atividades realizadas.

A lampada Par 20 tem esse nome porque é uma lâmpada com refletor parabólico de alumínio (PAR). A lampada PAR 20 LED podem ser de bocal modelo E27, GU10 ou E14 com voltagens 110V, 220V, 12V ou bivolt.

24 metros

Independentemente do cenário, o Refletor Linear Led 500W não pode faltar! Primeiro, além de sua luminosidade atingir cerca de 24 metros, o refletor linear gera mais economia para o seu bolso. Sendo até 80% mais econômico em relação às lâmpadas antigas.

1 – Potência
Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel. Para espaços mais extensos, como um estacionamento, considere os refletores com potência entre 100 e 200 watts.

A potência simplesmente é o consumo de energia elétrica que o refletor LED exige por hora. Por exemplo: um refletor LED de 50W pode ter de 3000 a 7000 lúmens de emissão, uma grande diferença hein!

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia.

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.