Como saber quantos sons tem uma palavra?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O número de fonema e letra de uma palavra nem sempre vão se iguais, por exemplo, a palavra hoje é formada por quatro letras (h / o / j / e), mas ela possui três fonemas (/ho/ /j/ /e/). Na palavra sapo a letra S é representa pelo fonema /s/, entretanto na palavra casa essa mesma letra representa o fonema /z/.

Observe que, nesse caso, a palavra possui seis letras, mas apenas quatro fonemas. Nesse caso, a palavra também apresenta seis letras e apenas quatro fonemas. Note que o H não representa nenhum som.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.

A palavra "mãe" possui três números de sons, que são o mesmo que fonemas.

Resposta: Quando se pronuncia a palavra dez podemos ouvir 4 sons: D - E - I - S.

Continue perguntando: Que palavra é essa? (aponte para a palavra) (CAVALO). Quantos sons tem essa palavra? (3 sons).

Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Por exemplo, a palavra hora possui 4 letras (h/o/r/a), porém como não falamos o h, ela possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).

A palavra "coração" possui sete letras e sete fonemas.

Abelha: seis letras e cinco fonemas /a/b/e/lh/a/.

A palavra "carnaval" possui 8 fonemas: /k/ /a/ /r/ /n/ /a/ /v/ /a/ /u/.

A palavra “papai”, por exemplo, é formada por duas sílabas (dissílaba), sendo a segunda formada por uma vogal (a) e por uma semivogal (i).

Menino: “menino” -> 6 fonemas; Logo: “logo” -> 4 fonemas; Falar: “falar” -> 5 fonemas; e.

É uma palavra de oito letras: c/o/m/p/l/e/x/o. Mas é uma palavra com nove fonemas: k/o/m/p/l/e/k/s/o.

Cada um dos fonemas existentes tem como função estabelecer as diferenças de significado entre as palavras. Se observamos as palavras “barro” e “carro”, por exemplo, podemos concluir que elas se diferenciam apenas pelos fonemas “b” e “c”.

No caso da palavra exemplo, o “X” tem o mesmo som de exame, ou seja, som de “z”. Ainda tem a palavra exceção, em que a letra “x”, ao lado do “c”, indica um “ss”, ou seja, foneticamente, “x” e “c” juntos produzem um som só.

Portanto, a palavra “caixa” tem cinco letras e cinco fonemas. Essa análise fonética é importante para entender a pronúncia correta das palavras e para aprender a escrever corretamente.

As palavras pesca e chuveiro têm, respectivamente, 5 e 7 fonemas.

Assim: • máquina: 7 letras (m-a-q-u-i-n-a) – 1 dígrafo (qu) = 6 fonemas • ferramentas: 11 letras (f-e-r-r-a-m-e-n-t-a-s) – 2 dígrafos (rr/en) = 9 fonemas • pesseguinho: 11 letras (p-e-s-s-e-g-u-i-n-h-o) – 3 dígrafos (ss/gu/nh) = 8 fonemas • tapete: 6 letras (t-a-p-e-t-e) – 0 dígrafo = 6 fonemas.