Como saber quanto posso dar de desconto?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Como saber se posso dar descontos?

  1. Considere a margem de lucro. Talvez a melhor forma de definir esse primeiro quesito é quanto se ganha em cima de cada produto ou serviço vendido. ...
  2. Conheça o seu produto ou serviço. ...
  3. Saiba como está o fluxo de caixa da sua empresa. ...
  4. Interesse. ...
  5. Credibilidade. ...
  6. Valores. ...
  7. Autoridade. ...
  8. Urgência.

Assim, apesar de parecer um pouco óbvio, recomendamos que os descontos oferecidos no pagamento à vista não sejam tão altos, ficando por volta de 5% a 15% sobre o valor real do produto. Caso contrário, seu lucro pode ter uma queda considerável e até os seus clientes podem ser prejudicados.

1 – Não é possível mexer nesse preço. 2 – Não, esse é o preço justo para remunerar o valor de nosso produto. 3 – Não tenho como mexer no preço sem tirar parte do que estou lhe oferecendo. 4 – Não tenho como diminuir o preço, quero que fique seguro de que está fazendo o melhor negócio.

Para fazer isso, basta descontar do preço de venda do produto os custos relacionados a ele, por exemplo: compra de matéria-prima, custos de produção e despesas de divulgação. Em seguida, é só dividir o resultado obtido (que é o lucro atual) pelo preço de venda e multiplicar o resultado por 100.

Como fixar o preço de um produto e ter lucro

  1. Fator em custos variáveis. ...
  2. Considere seus custos fixos. ...
  3. Use uma calculadora de preços de produtos. ...
  4. Analise sua concorrência. ...
  5. Identifique sua margem de lucro alvo para definir um preço. ...
  6. Observe seus dados de vendas e ajuste conforme necessário. ...
  7. Planeje promoções.

As lojas são obrigadas a dar desconto no pagamento à vista ou em dinheiro? Não! A empresa é quem escolhe se quer oferecer esse desconto para o pagamento à vista. É o que prevê a Lei nº 13.455/17.

A Lei nº 13.455/17 prevê que os preços de bens e serviços podem ser diferentes de acordo com o pagamento utilizado. O que deu mais liberdade aos lojistas para oferecer ou não descontos aos consumidores. Contudo, os estabelecimentos não são obrigados a dar desconto no cartão de débito ou no dinheiro.

As duas opções tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, à vista as chances de você ficar inadimplente são menores, pois você paga o produto na hora. Por outro lado, a vantagem de pagar parcelado é que você pode comprar produtos mais caros e ir pagando aos poucos.

Confira a seguir algumas dicas para conseguir descontos junto aos fornecedores, que te darão mais poder nas negociações.

  1. Entenda os fatores que compõem o preço. ...
  2. Tenha uma relação de parceria com seu fornecedor. ...
  3. Verifique as formas de pagamento disponíveis. ...
  4. Analise a possibilidade de compra em maior volume. ...
  5. Saiba negociar.

4 dicas para criar uma proposta de valor eficiente

  1. 1 – Conheça seu público-alvo.
  2. 2 – Conheça seus concorrentes.
  3. 3 – Determine o principal benefício do seu produto.
  4. 4 – Opte por uma linguagem clara e objetiva.
  5. Canvas de proposta de valor.

Três maneiras de rebater quando o cliente diz que "Tá caro"

  1. 1 - Devolva com outra pergunta.
  2. 2 - Descubra se ele está pensando em outra oferta.
  3. 3 - Torne-se exclusivo.
  4. 1 - Insistir que não está caro.
  5. 2 - “Vou conversar com meu gerente”

Quando o cliente diz que está caro, a princípio, valide a sua visão. Em seguida, reformule mostrando todos os benefícios que justifiquem o preço. Então, elimine a objeção ao ilustrar como esse investimento trará resultados para o cliente.

Afinal, se o número cruzasse a fronteira dos R$ 8,00, nossa atenção seria despertada. O produto pareceria muito mais caro, e a demanda despencaria. O incentivo é, então, evitar que o preço ultrapasse a marca. Por isso observaríamos tantos preços terminados em 99 centavos.

Vejamos: 20% = 20/100. Ou seja, nesse exemplo o 20 é dividido por 100 partes.

Se 20% é igual a 20/100 , que é igual a 1/5, então 20% de 50 é igual a 50/5 = 10.

Ou seja, 20% de 80 = 16.

De modo geral, o Código de Defesa do Consumidor diz que é proibido recusar atendimento ao consumidor. Mas isso significa que você não pode dizer “não” ao cliente. O contexto e cenário são pontos importantes para compreender melhor o que está em jogo, bem como os motivos para recusar o atendimento ao consumidor.

O melhor a se fazer é ser sincero com o cliente, informando assim quais são os motivos que estão impedindo com que sua empresa termine essa transação. Assim, você tem as chances reduzidas de prejudicar a imagem de sua empresa, além do outro lado não entender como algo pessoal.

A margem de lucro permitida por lei
Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), existe uma margem diferente para cada tipo de empresa, são elas: Empresas no setor de serviços – até 20%; Empresas no setor do comércio -entre 10 e 15%; Empresas no setor da indústria – entre 6 e 8%.