Como saber quanto encher o pneu?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 30 de abril de 2023
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E para isso, é necessário entender como saber a calibragem de pneus. Você deve saber qual a pressão certa para os pneus do seu veículo. Para isso, basta conferir a informação que é facilmente localizada no adesivo interno da tampa do combustível ou no manual de instruções, na parte que trata a respeito dos pneus.

A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.

"Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso", explica o especialista. Como boa parte das picapes médias conta com traçãço traseira ou temporária, o destracionamento pode causar perda de controle facilmente.

o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.

A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo. Isso garantirá segurança e desempenho ideal.

A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha. Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.

Isso acontece porque a área do pneu que está em constante contato com o solo acaba ficando maior, necessitando de mais força do eixo da roda para realizar o movimento de rotação. Isso pode gerar alguns resultados perceptíveis para o motorista, como a sensação de direção dura, por exemplo.

A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios.

Faça a calibragem assim que sair com o veículo de casa, pois o recomendado é que os pneus estejam frios para o procedimento. Para que os pneus estejam frios é preciso que você não rode com o carro por mais do que 3 km. Dica extra: Fique atento: um pneu com aspecto de murcho aponta urgência na calibragem.

Sinta a direção ao pisar no freio
Uma das formas mais efetivas de saber se um dos pneus está furado ou murcho, é através da direção. Quando o carro está em movimento, no instante que pisamos no freio, pneus descalibrados tendem a deslocar o veículo para uma das laterais, saindo da rota.

Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.

No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.

Quando a medida for 165/70R13, terá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 com carga. No caso da medida ser 175/70R13, a pressão terá de ser 27/29 libras sem carga e de 28/30 libras com carga. Para os pneus 175/65R14, a pressão adequada é de 28/29 libras sem carga e 28/30 libras com cargas.