Como saber quando o motor da moto está fundindo?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.

Falta de lubrificação
Quando a lubrificação é ineficaz — ou inexistente —, os componentes metálicos atritarão ao contato. Some esses choques à alta temperatura no interior do cofre e terá como resultado algumas peças empenando o motor e, posteriormente, fundindo-o.

Quanto tempo dura o motor de uma moto
Tudo vai depender – e muito – dos hábitos do motociclista. Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos. Esse prazo pode aumentar se a moto for de alta categoria e o dono respeitar os prazos de manutenção e revisão.

Motor fundido é aquele que já não funciona mais por estar em estado de travamento. Muitas vezes, pode ser, inclusive, necessário comprar um motor novo. Quando ocorre a fundição do motor, as peças que o compõem se chocam, impedindo que desempenhem sua função.

O motor fundido é uma expressão que significa que o motor está travado e não funciona mais.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Na maioria das vezes é possível consertar o motor fundido, porém, esse concerto não vale a pena. Para baratear o serviço é possível levar um automóvel a uma retifica e fazer a troca de peças, mas esse é um gasto constante, já que a retífica completa dura no máximo durante dois ou três anos, sendo preciso refazê-la.

Ao longo do tempo, o atrito entre as peças acarreta folgas e quebras nos componentes. Além disso, há um consumo aceitável de óleo previsto pelo fabricante. Portanto, a redução do nível é natural a cada 1.000 km.

Portanto, se o motor perde potência e começa a engasgar enquanto você dirige, é hora de procurar uma oficina mecânica. Fique de olho também no nível da água: se ele estiver baixo, isso pode causar um superaquecimento e uma perda de potência, fundindo o motor rapidamente.

Ao notar falhas na partida, barulhos incomuns no veículo ao ligar, desligar e no geral, bem como a perda de potência, maior consumo de gasolina ou outro combustível e falhas na partida são algumas das situações que pedem a troca de óleo o mais rápido possível.

Fumaça Branca
Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Desse modo, acaba saindo pelo escapamento em força de fumaça.

Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.

Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor

  1. Alto consumo de óleo e combustível. ...
  2. Fumaça branca constante no escapamento. ...
  3. Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) ...
  4. Presença de ruídos no motor.

O que fazer quando a moto não liga nem no tranco? Se a sua moto está com combustível e não há chances da bateria estar descarregada, verifique o funcionamento da bomba e do motor de partida. Se estiver tudo em ordem, pode ser sinal de que a carga da bateria não esteja chegando até a vela.

Entre as características que podem indicar a necessidade de retificar motor do carro estão consumo excessivo de óleo lubrificante de motor e combustível, uma notável perda de potência, escapamento com uma liberação de fumaça muito maior, presença de ruído metálico ao acelerar, superaquecimento, aumento no consumo de ...

As velas de ignição são responsáveis pela geração da faísca que inflamará a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão. Tal explosão impulsiona os pistões, que conferem movimento ao motor. É importante, dar-lhe atenção especial, uma vez que seu desempenho está diretamente ligado ao rendimento do motor.

Normalmente os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor. O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes as velas são limpas, mas dificilmente trocadas.

No funcionamento do motor pode ocorrer a quebra de pistão do carro devido a uma quebra forçada ou fratura por fadiga. A quebra do pistão do carro forçada sempre é causada por um corpo estranho, que colide com o pistão durante o funcionamento, e pode ocorrer também através da entrada de água ou combustível no cilindro.

Boa parte dos problemas de funcionamento do motor são causados por combustível e/ou lubrificantes de má qualidade. Ao substituí-los por produtos de nível superior e eliminar as impurezas do sistema, resolve-se inúmeros problemas sem a necessidade de serviços de oficina.

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.