Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Perguntado por: lfreitas9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O verbo namorar, por exemplo, pode ser um verbo intransitivo, um verbo transitivo direto, um verbo indireto ou um verbo pronominal: Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador! Verbo transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias… Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos.

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)
O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem. Exemplos: Enviei os postais aos clientes. (Enviei o quê a quem?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

Verbo transitivo direto: fizeram (o quê?)

verbo transitivo direto Ser autorizado para; ter permissão para: os adolescentes não podem beber. Possuir o necessário para: eles podiam trabalhar. Estar sujeito a: naquele temporal, o atleta pode se machucar.

O verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto.

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.

O objeto indireto é representado principalmente por substantivos, por pronomes e por orações subordinadas substantivas objetivas indiretas. Objeto indireto representado por um substantivo: Eu duvidei da opinião do garoto. O aluno respondeu à pergunta da professora.

Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.

O verbo morar não se conjuga onde o estado é sujeito oculto e o cidadão não figura como objeto direto de suas ações. Por isso neles, infelizmente, o morar segue sendo intransitivo.

Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.