Como saber quando a moto faz por litro?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Para descobrir o consumo de gasolina da moto, basta dividir a quilometragem rodada (500) pelos litros (40). Assim, em nosso exemplo, seu veículo terá feito uma média de 12,5 quilômetros por litro.

Mas e se o consumo for diferente, quantos km faz 1 litro de gasolina? Para isso, basta fazer o cálculo como mostramos acima. Com 600 km rodados, por exemplo, e 50 litros abastecidos, o cálculo seria: 600 km ÷ 60 litros = 10 km/l. Ou seja, o veículo roda em 10 quilômetros um litro de gasolina.

Vamos reforçar qual é a fórmula utilizada para saber o cálculo sobre a quantidade de gasolina para os quilômetros que o veículo percorre: Quilômetros percorridos ÷ litros para completar = quilometragem por litro.

"Sem dúvida, a troca da velocidade influencia muito no consumo. Pilotar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo".

Por sua versatilidade e economia, a CG da Honda é uma das motos mais econômicas do Brasil. Consumo – 40 km/l Gasolina / 35 km/l Etanol; Capacidade do tanque – 14,6 litros.

Embora sejam mais econômicas que um carro, pois uma moto ou scooter roda, em média, 40 km/litro de gasolina, até mesmo os motociclistas estão sentindo no bolso a alta no preço dos combustíveis.

Para calcular a média em quilômetros por litro, basta dividir os quilômetros marcados no hodômetro parcial pela quantidade de litros que a bomba marca no final do segundo abastecimento — explica.

Ou seja, o hodômetro tem um total de 6 dígitos, e quando chega a essa marca, em vez de ir para a contagem de 1.000.000 quilômetros rodados, ele reinicia e recomeça a contagem do 0. Você precisa realizar consulta de multas e não sabe por onde acessá-las?

O motor atual é flex, que teve a capacidade aumentada para 162,7 cc e consegue fazer facilmente mais de 40 km/l com gasolina.

O modelo apresentou baixo consumo e grande autonomia. Em nossas medições atingiu a marca de 56,99 km/litro – no circuito misto cidade/estrada. O tanque, com uma nova tampa basculante que facilita o abastecimento, tem capacidade para 14,6 litros e projeta a incrível autonomia de mais de 800 km.

Segundo levantamento da ANP divulgado na quarta-feira (27), o litro do combustível é vendido em média a R$ 7,52 no Estado. Assim, com R$ 100 é possível colocar 13,2 litros no tanque do carro.

Neste caso, é preciso apenas dividir a distância pelos litros gastos, veja o exemplo: um carro que informa consumo de 8,2 l/100 km, basta dividir 100 por 8,2 que se chega a média de 12,2 km/l (arredondado).

Exemplo prático
Agora, considere que foram necessários 40 litros para encher o tanque. Então, o cálculo será: 400 km ÷ 40 litros = 10 km/litro.

Para fazer a conversão de consumo em l/100 km para autonomia em km/l, basta dividir 100 pelo consumo em l/100 km. Para fazer a conversão inversa, de km/l para l/100 km, basta fazer a mesma operação de dividir 100 pelo valor em km/l.

Pelas medições, a condição que melhor equilibra custo, eficiência energética e tempo de viagem é 100 km/h.