Como saber quando a goiaba está madura?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando está madura, a goiaba tem um cheiro bem pronunciado. A casca também muda de coloração: passa de uma tonalidade esverdeada para o amarelo, que depois ganha um tom mais rosado. Quando ela fica mais escura, significa que a fruta já entrou na fase de apodrecimento.

As flores da árvore da goiaba vermelha surgem durante a primavera, na cor branca, em longos estames. Já as folhas são de coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas.

A grande quantidade de ferro e vitamina C ajuda a tratar infecções virais. No entanto, deve-se evitar consumir goiabas muito maduras se estiver com tosse ou resfriado, pois aí podem fazer o efeito contrário e agravar os problemas.

O ciclo vegetativo da goiabeira-serrana é bem definido: a brotação inicia em meados de setembro, a floração ocorre no período de outubro a janeiro e a frutificação se dá entre os meses de dezembro e março.

fevereiro

A maior produção e o maior número de frutos colhidos por planta ocorreram nas plantas podadas em fevereiro. A época e a intensidade da poda de frutificação afetam a brotação e a produção da goiabeira 'Paluma'.

Como Comprar: Escolha goiabas firmes ao toque, sem manchas, marcas de batidas ou picadas de insetos, para saber se estão maduras observe a cor que deve ser verde-amarelado, ou seja nem muito amarelo nem muito verde, assim você consegue um fruta no ponto certo.

Para conservar a goiaba, o recomendável é armazená-la na geladeira após lavar e secar, pois se estraga com facilidade. SAUDÁVEL - Quando não são consumidas logo, as goiabas começam a ficar passadas. Mesmo assim, servem para fazer doce. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.

Coloque a goiaba madura em um saco de papel ou plástico.
Veja se o saco está limpo e seco antes de colocar a goiaba nele. Partículas de sujeira e água também aceleram a maturação da fruta.

Verifique a cor da goiaba.
As maduras são aquelas que passaram do verde brilhante ao verde-amarelado. Se você vir um tom de rosa na fruta, ela está no ponto perfeito. Se não encontrar nenhuma que esteja amarelada, você pode comprar goiabas verdes e esperar que amadureçam.

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia.

No Brasil, durante o clima seco, a safra de goiaba ocorre entre os meses de janeiro e abril, com maior concentração em fevereiro, época em que a fruta atinge os menores preços no mercado e a oferta é diversificada em volume e qualidade, por causa das chuvas que caem antes e durante o período da lavoura.

“A goiaba é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. Um deles é importante para o público masculino, o licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata.

Existem duas espécies do fruto, a goiaba branca e a vermelha.

Rica em vitamina C, a goiaba é capaz de melhorar o nosso sistema imunológico. Assim, o corpo fica mais protegido contra doenças comuns, como tosse, resfriado, gripe, além de infecções. A fruta é extremamente rica em propriedades antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides.